Prazo de contribuição ao Plano de Resíduos Sólidos termina dia 20
O prognóstico é a quarta de sete fases de elaboração do Plano / Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Termina nesta quinta-feira, 20, o prazo para a população de Arujá fazer as contribuições online ao prognóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Propostas e consulta ao documento devem ser feitas no site.

O prognóstico é a quarta de sete fases de elaboração do Plano e a participação popular é fundamental para que as estimativas de geração de resíduos, os planos de ações e os investimentos necessários para os próximos 20 anos nele contidos estejam o mais próximo possível da realidade do município.

É o documento, que, por exemplo, apresenta dados da quantidade diária gerada de resíduo sólido por habitante (0,87 quilo atualmente) e uma situação crítica relacionada a entulho, com estimativa de aumento de 43% em 20 anos.

Investimentos e ações como a implantação de área de transbordo, locais de entrega voluntária de resíduos em pontos do comércio e evolução nos porcentuais de coleta de recicláveis são outros pontos do documento.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é elaborado com recursos do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), sob supervisão da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). A Deméter Engenharia é a empresa vencedora do processo licitatório para desenvolvê-lo e a coordenação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.