Poá oferecerá cursos gratuitos na área de petróleo e gás natural
Poá receberá uma unidade móvel, que será instalada na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe (avenida Antônio Massa, 150, Centro)/ Foto: Divulgação

Poá não para de gerar oportunidades para formação profissional gratuita. Nos últimos dias ofertou quase 1.000 vagas em diferentes cursos e ontem, 31, a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho de Poá recebeu a confirmação da oferta de mais 60 vagas que serão disponibilizadas para cidade, desta vez na área de área de petróleo e gás natural.

A partir de 13 de agosto, por meio de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI) e o Programa Via Rápida Emprego, Poá receberá uma unidade móvel, que será instalada na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe (avenida Antônio Massa, 150, Centro).

No interior do veículo, são executados três cursos: Calibração Básica (manhã), Instrumentação Básica (tarde) e Válvulas de Controle (noite). As aulas são ministradas de segunda a sexta para turmas de até 20 alunos e as inscrições para participar das mesmas podem ser feitas no site, no link Inscreva-se. 

O prefeito de Poá, Gian Lopes, comemorou a parceria e oferta de novos cursos profissionalizantes em Poá. “É algo de extrema importância para nossa população, já que estes cursos levam formação profissional dinâmica e de qualidade aos poaenses. E o detalhe importante a se destacar é que em um mês, os participantes estão aptos para o mercado de trabalho”.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Massa, a qualificação profissional é um diferencial para quem pretende alcançar uma oportunidade no mercado de trabalho ou para quem busca uma segunda formação pensando em novos desafios na carreira. “Estamos correndo atrás de ações e projetos que ajudem o poaense. Oferecer oportunidades é nosso grande objetivo aqui”, explicou.

A carreta, a ser instalada em Poá, possui área interna de aproximadamente 60 m² e ambiente similar ao encontrado por profissionais que atuam no setor.

O laboratório, onde são realizadas as capacitações, conta com modernos equipamentos, simuladores individuais e uma planta didática utilizada para simulação de estratégias de controle e análise de processos industriais, como temperatura, pressão e fluxo, dispositivos que objetivam o aumento de produtividade.

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

Cursos 

  • Calibração Básica de Instrumentos Industriais

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

Idade mínima: 16 anos.

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes conhecimentos necessários para calibração e aferição de instrumentos industriais de medição de temperatura, pressão, nível e vazão. Realizar testes e manter o bom funcionamento dos sistemas de medição e controle em processos produtivos de diversos segmentos da indústria, de acordo com normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança no trabalho.

  • Instrumentação Básica

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

Idade mínima: 16 anos.

Oferece ao participante uma abordagem geral do estudo da instrumentação industrial e de controle de processos, por meio dos conceitos básicos de pressão, nível, vazão e temperatura; analisando partes integrantes como sensores, indicadores, transmissores etc., bem como suas aplicações e princípios de funcionamento, de acordo com normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança no trabalho.

  • Manutenção de Válvulas de Controle

Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

Idade mínima: 16 anos.

O curso oferece aos participantes noções básicas de dimensionamento dos principais medidores e aplicação de válvulas de controle, características construtivas, de vazão, acessórios, classes de vedação e folhas de especificação. Bem como identificar atuadores e acessórios de válvulas utilizadas em controle de processos industriais, de acordo com normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança no trabalho.