O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será discutido com a sociedade civil nesta terça-feira, 27, a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores.

A 1ª Oficina Pública sobre o tema será promovida por prefeitura, Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

O objetivo é apresentar os resultados do diagnóstico do sistema de gestão e gerenciamento dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos na cidade, uma das etapas da elaboração do documento. As próximas fases e as formas como os arujaenses podem colaborar com o Plano também serão expostas.

Plano

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é parte da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei Federal 12.305/2010) e uma condição para os municípios terem acesso a recursos do governo federal.

Tem como objetivos proteger a saúde pública e a qualidade ambiental; reduzir, repensar, reaproveitar e reciclar os resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos; estimular a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços; incentivar a indústria de reciclagem e a gestão integrada e eficiente de resíduos; e promover a capacitação técnica continuada.

A elaboração contém 14 etapas que contemplam os diagnósticos dos aspectos legal, socioeconômico, ambiental, de sistema e de demanda; visitas de campo; estudo de gestão associada; criação de metas e objetivos, programas, projetos e ações; plano de execução e desenvolvimento de monitoramento e avaliação.

Serviço

A Câmara de Arujá fica na rua Rodrigues Alves, nº 51, no Centro. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (4653-1845) e no site www.arujapmgirs.wixsite.com/pmgirs.