Parceria entre Sicredi e Maurício de Sousa traz 2ª edição de gibis
Sicredi Suzano - Foto: Douglas Cordeiro / Cape Press Comunicação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A educação financeira pode começar logo cedo e, para incentivar os pequenos a se interessarem pelo assunto, as agências da Sicredi Progresso PR/SP, que em São Paulo atua no Alto Tietê, estão disponibilizando, gratuitamente, edições especiais do gibi da Turma da Mônica com a temática.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a cooperativa financeira e a Maurício de Sousa Produções, juntamente com o Banco Central do Brasil. A ação também acontece em todas as agências instaladas nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

A iniciativa do Sicredi vai lançar uma série de gibis da Turma da Mônica com seis edições especiais baseadas em conteúdos do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil com as seguintes temáticas: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção.

Na segunda edição, a turminha mais famosa dos quadrinhos traz como temática o Orçamento Familiar. Embora os temas pareçam complexos, os gibis trazem o assunto com uma linguagem mais simples e dinâmica, facilitando o entendimento para as crianças, jovens e até os adultos.

A segunda edição já está disponível nas agências Sicredi da região, trazendo dicas financeiras aos pequenos.

Para o gerente do Sicredi de Suzano, Edson Espíndola, o projeto contribui para que as crianças ganhem conhecimento sobre a responsabilidade financeira. “A importância desta ação é grandiosa, pois atinge o público infantil que será a futura geração. Dessa forma, pretende-se gerar a consciência de uma vida financeira planejada”, avaliou.

A gerente do Sicredi de Itaquaquecetuba, Gilmara Monteio Alves, também avaliou a ação de forma muito positiva. “A parceria entre as instituições através da coleção de gibis visa mostrar que, com a educação financeira, hábitos equivocados de consumo de toda uma geração podem ser mudados. Quanto mais cedo se fala de dinheiro, mais chances as pessoas têm de desenvolver consciência em relação aos seus hábitos de consumo”, considerou.

“Estamos entregando essas edições especiais aos associados que tenham público jovem na família, mas também temos esse material à disposição daqueles que vem nos procurar”.

Para Creuza Ferreira, que gerencia o Sicredi de Mogi das Cruzes, essa iniciativa desperta logo o cuidado com o dinheiro. “A parceria entre o Sicredi e a Maurício de Sousa Produções é de suma importância, pois trabalha de uma forma lúdica e com uma linguagem simples temas como economia doméstica e educação financeira, em que o público infanto-juvenil adquire, desde cedo, a consciência do gasto responsável de recursos, tanto financeiros como naturais. E essa semente é levada para dentro dos lares”, concluiu.