Alunos das bandas da Escola Municipal "Profª Guiomar Pinheiro Franco" e CEMPRE "Dra. Ruth Cardoso" se apresentarão, hoje, a partir das 20 horas/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A série de concertos “Os Pequenos no Vasques” chega a sua quarta edição nesta terça-feira, 7, a partir das 20 horas, no Theatro Vasques em Mogi das Cruzes.

Os alunos do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” realizarão sete apresentações no teatro em 2018, com todas as bandas escolares do projeto – que é uma iniciativa da prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. Os concertos são gratuitos, com ingressos disponíveis na bilheteria do local para retirada.

Assim como na segunda edição, desta vez também estarão presentes duas bandas escolares, reunidas para tocar um único repertório sob a regência do coordenador Marcio Augusto Potel, responsável pelos dois polos educacionais: a Escola Municipal “Profª Guiomar Pinheiro Franco”, do Jardim São Pedro, e o CEMPRE “Dra. Ruth Cardoso”, do Jardim Layr.

Apesar do período de recesso no mês de julho, as crianças e jovens das escolas estão ansiosos para a apresentação e com o repertório afiado. Ao todo, serão tocadas 10 músicas de temas variados, desde clássicos do cinema como “Indiana Jones” e “Shrek”, até a peça “Overture 1812” de Tchaikovsky, com arranjo devidamente adaptado para bandas.

Há um contexto especial envolvendo a escolha do Theatro Vasques para receber esta série de concertos. Fundado desde 1902, o Vasques é um espaço histórico de Mogi das Cruzes e que carrega uma grande importância artística e musical em todos os eu seus anos de atividade.

Estes concertos foram organizados com o objetivo de incentivar e dar oportunidade para que todas as bandas escolares do projeto possam se apresentar na cidade e mostrar ao público a importância do trabalho musical realizado nas escolas.

Sobre o Projeto e a Sinfônica de Mogi das Cruzes

Desde 2011, a prefeitura de Mogi das Cruzes viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, resultando no Projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”.

Ao longo dos anos, esse projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, passou por uma expansão, e atualmente atende cerca de 11 mil crianças e jovens distribuídos em 17 polos educacionais, constituídos por 16 escolas municipais e pelo Centro de Cidadania e Arte – CIARTE.

Em abril de 2017, por meio de um chamamento público feito pela prefeitura, a Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos e atuante desde 2003, iniciou o gerenciamento do projeto “Pequenos Músicos”.

Por parte da Sinfônica, a coordenação-geral do projeto está sob responsabilidade do maestro Lelis Gerson, que também atua como regente da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Evento: “Os Pequenos no Vasques” – 4ª edição, com apresentação das Bandas Escolares da Escola Municipal “Profª Guiomar Pinheiro Franco” e do CEMPRE “Dra. Ruth Cardoso”.
  • Data, hora e local: 7/8, às 20 horas, no Theatro Vasques – rua Dr. Corrêa, 515, Centro.
  • Ingressos: Entrada gratuita.