Operação entre policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) – Região Mogi das Cruzes e Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, no dia 8, combateu delitos como furtos e roubos no município. Toda a ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público (MP) e Secretaria de Segurança Urbana de Poá.

Durante a ação foram contabilizadas 158 abordagens de pessoas (sendo que 31 possuíam incidências criminais diversas) e 101 veículos verificados. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, sua equipe participou da operação com 16 GCMs, oito viaturas, que auxiliaram a Polícia Civil durante os trabalhos, que contaram com 20 viaturas no total.

Poá também tem trabalhado para ampliar o monitoramento por câmeras nos bairros e esta ação conta com o apoio da comunidade, por meio de um programa de cooperação entre o Poder Público e a sociedade, em que os aparelhos de vigilância particulares e públicos são integrados em uma mesma central.

Recentemente a Secretaria de Segurança Urbana de Poá iniciou um trabalho com líderes de bairros e criou um grupo no aplicativo WhatsApp, chamado Poá+Segura. O objetivo da ação também foi aumentar o monitoramento da cidade em parceria com a população. “É uma ferramenta útil para ajudar a identificar e prender assaltantes, pois as fotos, vídeos e descrições detalhadas são informadas e posteriormente repassadas para as polícias Militar e Civil. Também é necessário esclarecer que em breve contaremos com o a construção do Centro de Segurança Integrada (CSI), um equipamento a mais no combate a criminalidade”, explicou Setsuo.

A população pode acionar a Secretaria de Segurança Urbana de Poá pelos telefones: 199, 153 e 4634-1666. O atendimento funciona 24 horas por dia.