O que você precisa saber: Bolsonaro ataca a imprensa, deputados voltam ao ‘trabalho’ e mais
O presidente Bolsonaro insuflou seus seguidores no Twitter contra a imprensa, a quem acusou de querer ‘derrubar o governo’/Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

O site ‘Terça Livre’, que reúne ativistas conservadores e simpatizantes de Jair Bolsonaro, publicou na tarde de domingo, 10, um texto que falsamente atribui à repórter do ‘Estadão’ Constança Rezende a declaração ‘a intenção é arruinar Flávio Bolsonaro e o governo’, ao tratar da cobertura jornalística das movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz, ex-motorista do senador e filho do presidente.

No mesmo dia à noite, o próprio presidente insuflou seus seguidores no Twitter contra a imprensa, a quem acusou de querer ‘derrubar o governo’.

– Câmara retoma trabalhos após recesso 

Depois do recesso de Carnaval, os deputados retomam os trabalhos esta semana com a expectativa de instalação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para dar início à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição da reforma da Previdência.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na semana passada que espera instalar na quarta-feira, 13, as 12 principais comissões permanentes da Câmara, inclusive a CCJ, a primeira a analisar a reforma da Previdência, que deve contar com um lobby de servidores para que a proposta seja barrada.

– Chuva provoca alagamentos e mortes em SP 

A cidade de São Paulo e municípios do Grande ABC foram fortemente atingidos por chuvas ao longo da noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, 11.

Durante o período, foram registrados alagamentos em importantes vias, transbordamentos de rios, quedas de árvores e deslizamentos. Ao menos duas pessoas morreram em um desabamento de casa. Leia mais nos destaques do site Oi.

– Caso Marielle: assessora aparece após deixar o País 

A jornalista Fernanda Chaves, sobrevivente ao crime que resultou na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 14 de março de 2018, mostrou o rosto em rede nacional pela primeira vez desde então.

No domingo, em entrevista ao ‘Fantástico’, ela diz que não pretende mais preservar a identidade após quase um ano se escondendo por temor de novos ataques. A jornalista classificou como uma ‘vergonha mundial’ o fato do assassinato não ter sido desvendado.

– Daniela Mercury arrasta multidão em SP 

A cantora Daniela Mercury arrastou uma multidão na rua da Consolação, no centro da capital paulista, no domingo. O bloco Pipoca da Rainha reuniu cerca de um milhão de foliões, segundo os organizadores. Daniela Mercury tradicionalmente encerra a folia no pós-carnaval de São Paulo.

Ela iniciou a apresentação em tom político: ‘Está proibido o carnaval neste país tropical’, cantava enquanto o público gritava ‘Ele não’, em crítica ao presidente Jair Bolsonaro. No Rio, a passagem do Monobloco encerrou o pós-Carnaval no Rio em clima de paz.

– Etiópia investiga queda de avião que matou 157 

A investigação para determinar o que provocou a queda de um Boeing 737 da companhia Ethiopian Airlines no domingo ao sul de Adís Abeba, um acidente que deixou 157 mortos, prossegue nesta segunda-feira, dia de luto nacional na Etiópia. Autoridades informaram que foram recuperadas duas caixas-pretas da aeronave.

– Guaidó pedirá declaração de ‘estado de alerta’ 

O autodeclarado presidente interino da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, anunciou que pedirá nesta segunda-feira, 11, ao Parlamento declaração de ‘estado de alerta’. O país sofre um apagão desde 7 de março. O problema causou a morte de ao menos 17 pacientes renais. O objetivo da medida, segundo Guaidó, é pedir ajuda internacional.

– Timão e Santos empatam sem gols no Paulistão 

Corinthians e Santos se enfrentaram neste domingo na Arena Corinthians em partida válida pelo Campeonato Paulista e, em um jogo movimentado e cheio de emoções, acabaram empatando em 0 a 0.

Com o empate em casa, o Corinthians chegou aos 15 pontos na liderança do Grupo C e ainda não garantiu sua classificação matemática. O Santos, classificado, segue liderando o Grupo A com folga e chegou aos 23 pontos.