Walter Tajiri, revela as ‘lambanças’ do prof. Jarbas e promete muito trabalho para melhorar a cidade
Walter Tajiri fez um balanço dos primeiros 30 dias de trabalho à frente da prefeitura biritibana/ Foto: Reprodução Youtube
Prefeitura de Mogi das Cruzes

O novo prefeito de Biritiba Mirim, Walter Tajiri (PTB), recebeu nesta quinta-feira, 18, a reportagem do Jornal Oi para fazer um balanço dos primeiros 30 dias de trabalho à frente da prefeitura biritibana.

Tajiri foi eleito vice-prefeito em 2016 e teve de assumir o comando do governo depois que o Poder Judiciário determinou o afastamento do prefeito Jarbas Ezequiel (PV).

O ex-prefeito que está tentando (sem nenhum sucesso) retomar na Justiça o cargo foi afastado de suas funções em razão de uma série inacreditável de irregularidades e ‘lambanças’ que praticou desde janeiro de 2017 quando assumiu o posto do ex-prefeito Carlos Taino, o Inho.

O novo prefeito da cidade que tem 52 anos e é empresário revelou ter encontrado a prefeitura de Biritiba em péssimas condições financeira e administrativa.

“Assim que assumi na função de prefeito, estourou o problema do lixo, constatamos também que a prefeitura tem dívidas de mais de R$ 12 milhões, sem contar que os serviços de saúde ainda não atendem as necessidades da população, (porque) temos um contrato emergencial com a entidade (Organização Social) que faz a gestão do Pronto Atendimento”.

“Esses são os problemas maiores, mas temos enfrentado diversas dificuldades no dia a dia.  O que posso antecipar é que estamos trabalhando muito. Chego aqui todos os dias antes das 8 horas e trabalho até às 21 horas. Quero reforçar à população de Biritiba que estamos, neste início de gestão, correndo para  arrumar a casa”.

“Nossa expectativa é que ainda neste final de ano e partir de 2019,  já tenhamos resultados desse trabalho que começamos no mês de setembro”,  destacou Tajiri.

Ele explicou que em razão da gravidade do problema do lixo, foi preciso a tomada de medidas administrativas emergências para que a prefeitura não fosse alvo de multas e outras punições.

“O pessoal do ex-prefeito terceirizou a coleta, o transporte e a destinação do lixo, mas continuou fazendo de forma irregular o transbordo do lixo em uma área que foi utilizada como aterro (na divisa de Biritiba e Salesópolis) até 2009”.

“Acionamos a Cetesb para resolver esse problema sem afetar a população e sem prejudicar o Meio Ambiente. Encontramos várias situações que apontam para a falta de planejamento, de transparência e de metas claras no trabalho feito pelo ex-prefeito e é por esse motivo que tiramos este primeiro mês para colocar a casa em ordem”, acrescentou o novo prefeito que garantiu estar ciente dos enormes desafios que terá de superar para reverter as avaliações negativas da maioria dos biritibanos em relação as ‘presepadas’ do governo que foi comandado até o mês passado por Jarbas Ezequiel.

O novo prefeito disse que entre os desafios que terá de enfrentar já neste início de gestão é o da falta de empregos. Questionado pela reportagem do Oi sobre as promessas/projetos do ex-prefeito de implantar um polo industrial para empresas de baixo impacto poluente na região da estrada do Sogo, o novo prefeito afirmou que Jarbas não tirou essa promessa do discurso e nem da gaveta.

“Esse é mais um projeto que estamos começando do zero, mas asseguro que tudo será feito para que possamos gerar empregos para a população e renda (impostos) e para a cidade”, garantiu Tajiri. Confira a entrevista completa no site do Oi Diário.