A Prefeitura de Suzano, em parceria com a Associação dos Esportistas de Valinhos-SP e a Imerys Carbonates, lançou na manhã desta terça-feira (29 de agosto) o projeto “Núcleo de Iniciação Esportiva – Núcleos 1, 2 e 3”. O evento foi abrigado no Centro de Formação de Atletas “Maurice Bou Assi”, do Parque Municipal “Max Feffer” (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). Cerca de 60 alunos dos períodos matutino e vespertino da rede municipal de ensino receberam seus uniformes e passarão a integrar o programa de incentivo à prática do esporte.

Participaram da solenidade, além dos instrutores e pais e responsáveis pelos estudantes, o secretário de Esportes e Lazer de Suzano, Arnaldo Marin Júnior, bem como representantes de outras pastas municipais do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Num período de dez meses, os participantes do “Núcleo de Iniciação Esportiva” vão ter aulas em quatro modalidades: voleibol, basquetebol, futsal e atletismo. Além do acompanhamento por parte de professores de Educação Física, os alunos terão à disposição materiais desportivos e alimentação durante os treinos, que serão ministrados no contraturno escolar.

O objetivo da iniciativa é oferecer de graça prática desportiva e, de forma sintomática, promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e de pré-adolescentes, que tenham de 7 a 12 anos.

O projeto lançado hoje na cidade pelo Poder Executivo em parceria com a Associação dos Esportistas de Valinhos e a Imerys Carbonates teve recepção positiva entre os públicos infantil e juvenil e suas famílias. Andréa Canavesi de Faria, mãe de uma criança de 8 anos que vai participar do “Núcleo de Iniciação Esportiva”, contou que o entusiasmo do filho pela prática desportiva passou para todos da casa, inclusive para o irmão mais novo do esportista, que tem pouco mais de 2 anos.

O instrutor Rodrigo de Oliveira mostrou-se animado com o potencial do projeto, sobretudo pelo fato de as turmas estarem lotadas e de o interesse da população pelo “Núcleo de Iniciação Esportiva” já ter gerado lista de espera.

A expectativa é compartilhada pelo chefe da pasta de Esportes e Lazer de Suzano:

“Esta iniciativa (‘Núcleo de Iniciação Esportiva’) desperta em nossas crianças a ideia de se ter uma vida mais produtiva e saudável. Estamos (governo) trabalhando para não apenas oferecermos condições para que as atividades do programa aconteçam em nossa cidade, mas, também, para ter ainda mais adeptos num futuro próximo”, explicou Marin Júnior.