No “Vai Encarar?”, vereador Santiago destaca ações para combater a corrupção em Itaquá. Dr. Beraldo diz que ‘vai processar todo mundo’
O vereador de Itaquá, Carlos Santiago e o advogado José Beraldo estiveram, ao vivo, no programa “Vai Encarar?” desta segunda-feira / Foto: Glaucia Paulino/Oi Diário
Prefeitura de Suzano

O jovem vereador de Itaquá, Carlos Santiago (PSD), destacou nesta segunda-feira, 11, em sua participação no programa “Vai Encarar?”, ao vivo, promovido pelo Jornal Oi as ações que está colocando em prática com o fim de reduzir/eliminar a corrupção na cidade mais populosa do Alto Tietê e ao mesmo tempo garantir mais investimentos do governo do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) à cidade e a população.

Já o advogado e ex-presidente da subseção de Mogi das Cruzes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Beraldo afirmou que no caso de ser eleito deputado estadual na eleição deste ano, usará todo o seu conhecimento jurídico para combater a corrupção e fazer o governo do Estado trabalhar em benefício dos moradores e trabalhadores da região do Alto Tietê.

O tema do “Vai Encarar?” desta segunda-feira foi o combate à corrupção e, os dois convidados especiais (vereador Santiago e o advogado Beraldo) responderam perguntas propostas pela bancada do programa e de moradores das cidades de Mogi, Itaquá e região – que encaminharam seus questionamentos durante a entrevista que teve duração de pouco mais de 1h20.

“Não aguentamos mais esse discurso de que não tem dinheiro para nada” 

O vereador Santiago, que também é um empresário bem sucedido em Itaquá, está em seu 1º mandato do Poder Legislativo da cidade que é comandada pelo prefeito Mamoru Nakashima. Ele afirmou durante a entrevista que ingressou na política (até contra a vontade de sua família) com o objetivo de trabalhar em benefício da cidade e da população.

Ele admitiu ter sofrido uma certa decepção no primeiro ano de mandato (em 2017) quando tentou apoiar o governo e passou todo o ano só recebendo desculpas e informações de que a prefeitura não poderia melhorar a qualidade de vida das pessoas por causa da falta de dinheiro: “Na virada deste ano tomei a decisão de trabalhar em benefício da população e da cidade. Neste ano já apresentei um projeto de combate à corrupção. O objetivo principal é impedir o desperdício de dinheiro público, o abandono de obras e os prejuízos que sempre são pagos pela população. Estamos propondo a criação de um seguro (que terá de ser pago pelas empresas  prestadoras de serviços contratadas pela prefeitura) no caso de as obras não serem concluídas dentro do prazo previsto, de as empresas pedirem aditivos financeiros ao contrato original ou tomem iniciativas que prejudiquem a cidade e a população como estamos cansados de ver em Itaquá e em outras cidades”, argumentou o vereador do PSD.

O parlamentar tomou outra decisão que tem a finalidade de ampliar a fiscalização aos atos do governo municipal em favor da cidade e do povo: “Tudo o que a gente pede ou cobra em termos de obras, recebemos do governo uma resposta padrão – de que a prefeitura não tem dinheiro para fazer nada. Não podemos aceitar esse tipo de argumento de quem foi eleito para investir na cidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por esse motivo estamos criando uma bancada com pessoas especializadas como contadores e advogados. Esse grupo vai analisar e auditar todos os contratos da prefeitura com o objetivo de identificar falhas, abusos e irregularidades que contribuem para a alegada falta de recursos para investimentos na cidade”, acrescentou o vereador que admitiu ao Jornal Oi o interesse em ser candidato a prefeito de Itaquá em uma das próximas eleições.

Doutor Beraldo ‘tem nojo’ dos políticos da política tradicional

O advogado e ex-presidente da OAB em Mogi, José Beraldo, vai ser candidato a deputado estadual pelo PRP. Essa será a primeira eleição a cargo público que Beraldo, de 64 anos, irá disputar. Na conversa com a bancada do “Vai Encarar?” o advogado mogiano afirmou que não tem medo de nada e nem de ninguém e que é pré-candidato para fazer a diferença – no caso de ser eleito para representar Mogi e o Alto Tietê na Assembleia Legislativa do Estado.

Beraldo se declarou enojado com as mordomias dos deputados estaduais e federais e assegurou que vai concorrer a deputado pelo PRP com o único objetivo de ajudar a sociedade. O ex-presidente da OAB em Mogi ressaltou que não vai ‘perdoar’ ninguém e que moverá processos judiciais contra todos (representantes do Estado) que se omitirem ou ignorarem os pedidos de investimentos para as cidades do Alto Tietê. Confira a entrevista de Santiago e Beraldo na íntegra no site e no Facebook do Oi Diário.