No Dia do Meio Ambiente, Itaquá da início ao projeto ‘Oficina Sustentável’
A primeira oficina que foi realizada nesta terça-feira no período da manhã, ensinou aos participantes a fazerem estátuas de papel machê / Foto: Antonio Márcio
Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa terça-feira, 5, iniciou o projeto ‘Oficina Sustentável’ que será realizado durante este mês no Parque Ecológico ‘Mario do Canto’.

O projeto tem o objetivo de propor atividades com foco na reutilização adequada de materiais recicláveis que ao invés de serem descartados, são usados para obterem novas formas para continuidade em seu uso harmonizado com o consumo consciente, segundo explicou a pasta de Meio Ambiente.

A primeira oficina que foi realizada nesta terça-feira no período da manhã, ensinou aos participantes a fazerem estátuas de papel machê. Técnicos da Secretaria mostraram o uso do jornal para esculturas, que depois de todo o processo ganharam formas como: tartarugas, ursos pandas, bonequinhas, entre outros. Vale ressaltar que a pasta abriu um período para inscrições para que os interessados em participar das atividades pudessem se inscrever, porém este período foi encerrado em 1º de junho.

Mais oficinas serão realizadas sempre no horário das 9 às 11h30, são elas: 07/06 – Evitando o desperdício: Papel reciclado; 12/06 – Pegada ecológica: Decoração com rolo de papel de higiênico; 14/06 – Sustentabilidade: Flor de caixa de ovo; 19/06 – Impactos causados pelos resíduos sólidos: Porta-retrato de caixa de leite e filtro de café usado; 21/06 – Logística reversa: Terrario de garrafa pet; 26/06 – Destinação final dos resíduos sólidos: Carteira de tecido; e 28/06 – Compostagem.

Em média cada oficina terá em torno de 30 pessoas participando. O projeto conta com a parceria da Empresa MRS Logística S.A., responsável pelo fornecimento dos materiais necessários para a execução das atividades, e o Instituto Abaré Itaquareia que contribuirá com a realização de palestra e oficina sobre compostagem.

A pasta de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba, por meio de projetos promove a efetivação das políticas municipais ambientais, bem como, concretiza mecanismos para que seja feito o controle e preservação de recursos naturais.

A educação ambiental ganha destaque nas atividades desenvolvidas pela Secretaria, com projetos destinados à comunidade. A pasta está localizada no Parque Ecológico Municipal ‘Mário do Canto’, na Rua Cabrália Paulista, 100, no bairro da Estação.

Oficinas que serão realizadas:

  • 07/06/2018

Evitando o Desperdício

Fazer papel reciclado

  • 12/06/2018

Pegada Ecológica

Decoração com rolo de papel higiênico

  • 14/06/2018

Sustentabilidade

Flor de caixa de ovo

  • 19/06/2018

Impactos Causados pelos Resíduos Sólidos

Porta-Retrato de caixa de leite e filtro de café usado

  • 21/06/2018

Logística Reversa

Terrario de garrafa PET

  • 26/06/2018

Destinação Final dos Resíduos Sólidos

Carteira de Tecido

  • 28/06/2018

Compostagem

Compostagem (Abaré Itaquareia)

  • 03/07/2018

Evento de Certificação e Exposição dos trabalhos