Corrida de rua traz benefícios à idosos

1
171
HIRES FILE!!! PICTURE: Joy Johnson images for Juan Arellano from Randi Lynn Beach

Independente do peso, altura, experiências com atividades físicas ou idade, a corrida de rua traz benefícios a todos seus praticantes, especialmente aos idosos. Há um aumento do número de participantes da terceira idade em competições. O esporte ajuda a prevenir doenças, diminuir dores e fortalecer a musculatura. Com certeza idosos que correm são mais fortes e saudáveis.

Mas para ter essa vida ativa é preciso atentar-se a alguns cuidados especiais antes de começar a treinar. Será necessário passar por exames médicos e avaliação clínica para saber qual o limite de exercícios que o corpo suporta sem causar lesões ou desgastes já que os ossos, articulações e músculos são mais frágeis e devem ser fortalecidos.

Recomenda-se treinos de até 3 vezes por semana no ritmo moderado ou leve. Antes de iniciar, procure um preparador para que ele acompanhe e oriente nas atividades. O educador físico Paulo Adriano afirma “para poder estabelecer os exercícios primeiro precisa verificar se o idoso não corre algum risco de doença cardiovascular, hipertensão, diabetes, colesterol alto e assim por diante. Analisar também o histórico, se já praticou antes ou se sente alguma dor ao treinar”

Assim como os treinos, deve respeitar a alimentação, considerando o metabolismo e o organismo de cada um. Como o metabolismo dos idosos tende a ser mais lento, melhor que apostem em dose dobrada na hidratação, bebendo sucos naturais, chás e claro muita água. Comer verduras, legumes e frutas variadas também é recomendado.

A prática da corrida melhora a condição cardiorrespiratória, freqüência cardíaca, pressão sanguínea que ao passar dos anos vai aumentando, reduz os riscos de trombose, auxilia na prevenção da osteoporose, ajuda no combate ao Alzheimer entre outros.

Os treinos para maiores de 60 anos são iguais para qualquer iniciante que nunca correu ou pararam com a atividade á muito tempo. Pode ser iniciado com uma caminha e ser intercalados com maiores movimentações, até que o corpo já esteja apto e condicionado para novas velocidades. Não se esqueça de alongar-se antes e depois dos treinos.

Deve manter a postura como qualquer outro corredor para treinar, pescoço e tronco alinhados pouco inclinados para frente, ombros relaxados, braços paralelos ao corpo, joelhos inclinados ao dar a passada, evite depositar todo o peso em uma só perna, use roupas leves e tênis confortável que consiga mexer os dedos.

Algumas pessoas encaram o envelhecimento como o fim da vida, pelo contrário, os idosos estão cada vez mais cheios de disposição para mostrar que ainda podem realizar sonhos, trabalhar e seguir a vida normalmente. Passar dos 60 anos com saúde e bem-estar pode ser o segredo para uma vida mais feliz.

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO