Na inauguração da USF do Jardim Brasil, Ashiuchi garante novos investimentos em Palmeiras
Durante a cerimônia de entrega da unidade de saúde o prefeito Ashiuchi falou sobre novos investimentos do governo no distrito de Palmeiras/ Foto: Irineu Junior/Secop Suzano
Prefeitura de Suzano Refis

A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta sexta-feira, 17, a inauguração da nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) “Marcelino Maria Rodrigues”, no Jardim Brasil, distrito de Palmeiras.

O imóvel tem estrutura para atender até 4 mil pacientes por mês. A solenidade contou com a presença de autoridades da administração municipal, da Câmara, representantes da família do patrono do posto e a comunidade local.

Durante a cerimônia de entrega da unidade de saúde e em entrevista para a reportagem do  Jornal Oi, o prefeito da cidade falou sobre novos investimentos do governo no distrito de Palmeiras.

De acordo  com Ashiuchi algumas ruas do Jardim Brasil (que ainda são de terra) serão pavimentadas, afirmou também que o projeto para a instalação de terminal de ônibus em Palmeiras (que é prometido desde o governo do ex-prefeito Marcelo Candido) não foi descartado e destacou que o Posto de Saúde da Vila Fátima (outro bairro de Palmeiras) será reformado pela Prefeitura.

Por fim, o prefeito Ashiuchu disse que o entorno Igreja do Baruel será transformado em local turístico.

Investimento da Unidade foi de R$ 1,7 milhão  

A USF do Jardim Brasil, que até então funcionava em um prédio alugado, conta agora com cinco consultórios e outras 20 salas para atendimento odontológico (inclusive com raio-x), inalação, curativos, coleta etc.

As instalações são 100% informatizadas, com o compartilhamento em tempo real dos prontuários médicos, e integradas ao Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O investimento total na construção do imóvel foi de R$ 1,7 milhão, com recursos federais e municipais.

Durante a cerimônia, foram apresentados a vida e o legado do patrono, Marcelino Maria Rodrigues. Nascido em 1930, mudou-se aos 11 anos para o Jardim Brasil, onde estabeleceu família e trabalhou em uma indústria de Suzano, até ser vítima de um roubo seguido de morte em 2015.

Otávio Marcelo Rodrigues, filho do homenageado, afirmou em sua fala que a unidade de saúde estará presente no cotidiano da comunidade, seguindo o exemplo de seu pai. O secretário de Saúde de Suzano, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, reforçou a importância da inauguração para a população local e para a cidade como um todo.

Já o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, em sua fala reafirmou o compromisso da Administração Municipal em resgatar a autoestima do suzanense com a conclusão de projetos outrora parados e a retomada de investimentos na infraestrutura e materiais.

“Esta USF tem a mão de muitas pessoas, e muitos duvidaram que poderíamos cumprir este compromisso. Mas nós reconstruímos a saúde de nossa cidade e esta obra pertence a este bairro, a esta cidade e a nossa população”, afirmou o chefe do Executivo.

O novo endereço da unidade é rua Antônio Inácio, 540. No local, serão oferecidas consultas com médicos generalistas para as famílias atendidas pelos agentes comunitários de saúde, que visitarão as residências existentes nos bairros abrangidos: Jardim Brasil, Parque Heroísmo, Jardim Santa Maria e Parque Astúrias.

Haverá ainda psicólogo, farmacêutico e enfermeiros para aferição de pressão arterial, aplicação de vacinas, administração de medicamentos, coleta de exames laboratoriais e inalação.

Secretários municipais e autoridades

Também participaram da solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), primeira-dama Larissa Ashiuchi; o vice-prefeito Walmir Pinto; os secretários municipais Leandro Bassini (Educação), Claudinei Valdemar Galo (Transporte e Mobilidade Urbana), Marcelo Prado de Almeida (Comunicação Pública), Ari Serafim Barbosa (Manutenção e Serviços Urbanos), Murilo Inocencio (Assistência e Desenvolvimento Social), Carlos Toshiharo Watanabe (Meio Ambiente) e Geraldo Garippo (Cultura); o assessor especial da Secretaria de Segurança Cidadã Jefferson Ferreira dos Santos; o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rafael Reis; e os vereadores Joaquim Antonio da Rosa Neto, Gerice Lione, Neusa dos Santos Oliveira, José Izaqueu Rangel, José Silva de Oliveira e Isaac Lino Monteiro.