Mogi recebe trator para agricultura familiar em Jundiapeba
O prefeito de Mogi, acompanhado por autoridades, assinou o termo de cessão de trator, que auxiliará no desenvolvimento da agricultura familiar na cidade/ Foto: Divulgação
Guararema Mirante Novembro

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, acompanhado pelo secretário de Agricultura, Renato Abdo, recebeu, nessa quinta-feira, 6, um trator, que será utilizado pelos produtores da agricultura familiar no Distrito de Jundiapeba.

O equipamento, entregue pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo Federal e o Incra, em São Lourenço da Serra, no interior de São Paulo, visa modernizar a infraestrutura de produção da agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida aos empreendimentos familiares do estado de São Paulo.

“A agricultura é um importante segmento econômico da nossa cidade e o apoio à agricultura familiar é fundamental. Temos feito um trabalho de capacitação junto à Secretaria de Agricultura e ampliado o fornecimento de produtos para a merenda escolar, que neste ano cresceu mais de 50%”, disse o prefeito.

Em 2018, os produtores mogianos da agricultura familiar irão fornecer 244 toneladas de alimentos, superando em 56% o volume fornecido em 2017, que foi de 156 toneladas.

O equipamento faz parte de um conjunto de 46 tratores entregues, sendo 26 pela Sead do Governo Federal destinados a cidades com menos de 50 mil habitantes e 20 pelo Incra para assentamentos no Estado de São Paulo.

O assentamento localizado no Distrito de Jundiapeba foi um dos contemplados e o termo de cessão do novo trator foi assinado pelo chefe do executivo mogiano e o superintendente regional do Incra em São Paulo, Edson Alves Fernandes, responsável pela doação.

Na oportunidade, o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac, ressaltou o impacto que o maquinário tem no trabalho realizado pelos agricultores familiares. “Um trator representa uma grande transformação na vida de um agricultor familiar, como um divisor de águas. Com ele o tempo de trabalho é otimizado, contando com menos mão de obra para o trabalho pesado do campo e conseguindo aumentar a sua produção”. O vereador Antonio Lino também participou da solenidade.

A Secretaria de Agricultura desenvolve o projeto “Alimento Saudável é Alimento Seguro”, que integra o programa Mogi é Agro. A iniciativa tem como objetivo a aplicação de boas práticas agrícolas nas lavouras, visando à qualidade e segurança dos alimentos fornecidos à merenda escolar da rede municipal de ensino pela agricultura familiar de Mogi das Cruzes e também possibilita que os agricultores possam fornecer para outros mercados e prefeituras.