Prefeitura de Mogi das Cruzes

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, visitou na manhã desta terça-feira, dia 6, a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche, para acompanhar a aula inicial da primeira turma de 2018 do projeto Chefs Notáveis. A chef mogiana Luriana Toledo novamente é a monitora da turma e também estava presente na visita.

 

A turma é composta por dez alunos da unidade de ensino, portadores de deficiência intelectual. Com a chef Luriana, eles aprenderão técnicas básicas de culinária e manipulação de alimentos, em um total de cinco aulas. Depois, a mesma turma terá mais duas aulas de doces artesanais, quando então concluirão módulo.

 

Esta á a terceira turma do projeto, que foi criado em 2017, com o objetivo de promover a inclusão por meio da gastronomia. No ano passado, foram atendidas duas turmas de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e neste ano a Emesp foi a unidade escolhida para dar continuidade à iniciativa.

 

“Quero agradecer demais por vocês me receberem aqui, na casa de vocês, para esse início de curso. O projeto Chefs Notáveis é uma iniciativa incrível, que tivemos a honra de criar, conduzir e agora dar sequência. Agradeço também à chef Luriana, que topou esse desafio, acreditou no nosso trabalho e que está aqui agora conosco novamente, dando continuidade à nossa parceria. Não tenho dúvidas de que vamos colher muitos bons frutos neste novo ciclo do projeto”, destacou Karin.

 

As representantes da unidade de ensino também agradeceram ao Fundo Social por terem escolhido a Emesp para a continuidade do projeto. A unidade atende exclusivamente alunos deficientes e possui um trabalho pedagógico de atendimento individual e personalizado, com uma estrutura também para as mães dos alunos, que muitas vezes os acompanham enquanto eles estão na unidade.

 

O projeto Chefs Notáveis teve como inspiração o Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital.