Mogi oferece ampla programação de férias com atividades nos Cempres e parques
A programação nos Cempres começa na próxima semana e vai até o dia 29 de julho/ Foto: Ney Sarmento/PMMC
Prefeitura de Guararema Mirante

Mogi das Cruzes terá uma programação especial de atividades gratuitas para crianças durante o período de férias. Durante o mês de julho, estão previstas atividades esportivas, culturais e de lazer nos Cempres, parques, e outros espaços da cidade. As ações contarão com monitores para atender as crianças.

“O objetivo é oferecer opções de lazer, esporte, cultura e recreação para as crianças neste período de férias e também para que os pais tenham tranquilidade para deixar seus filhos enquanto estão trabalhando”, destacou o prefeito Marcus Melo.

A programação nos Cempres começa na próxima semana e vai até o dia 29 de julho. Às segundas, quartas e sextas-feiras, serão realizadas atividades esportivas, voltadas para crianças de 6 a 12 anos. As cinco unidades terão clínicas de futsal e de basquete, além de atividades recreativas, definidas de acordo com o perfil da comunidade. Já às terças, quintas, sábados e domingos, os Cempres receberão atividades culturais, como danças urbanas, brincadeiras de roda, capoeira, circo, free step e teatro infantil.

Nos finais de semana, as escolas também receberão a comunidade para atividades esportivas. Também serão realizadas clínicas com as equipes que representam a cidade em modalidades como boxe, tênis, jiu-jitsu, badmington, taekwondô, judô, capoeira, damas, tênis de mesa, karatê, ginástica artística e ginástica rítmica. A programação foi definida para que cada unidade receba as modalidades de forma alternada.

As atividades acontecerão nos Cempres Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Nova Jundiapeba), Doutora Ruth Cardoso (Jardim Layr), Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru), Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), Vereador Ivan Nunes Siqueira (Porteira Preta) e Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba).

Um dos destaques da programação prevista pela Prefeitura são as atividades que resgatam brincadeiras tradicionais, como bolinha de gude, corrida do saco, cabo de guerra, entre outras.

Parques 

O Parque da Cidade também terá uma programação especial de atividades, com a possibilidade de a população conhecer e realizar aulas de diversas modalidades, sem a necessidade de inscrição. As opções são ginástica rítmica (quartas e sextas, às 9h ou 13h30 – 5 a 10 anos), futsal (terças e quintas, 10h, 13h30 ou 15h – 7 a 10 anos e 11 a 12 anos), beach tennis (terças e quintas, 16h – 10 a 17 anos), tênis (segundas ou sextas, 9h30 – 4 a 16 anos), capoeira (sábados, 10h30 – idade livre), boxe (segundas, quartas e sextas, 7h30 e 16h30 – acima de 16 anos), aikidô (terças e quintas, 17h – acima de 6 anos), judô (segundas, 16h – 7 a 13 anos), tênis de mesa (terças e quintas, 10h ou 14h – 7 a 13 anos), karatê (terças e quintas, 9h30 ou 14h30 – acima de 4 anos), taekwondô (quartas e sextas, 15h30 – 7 a 14 anos) e jiu-jitsu (segundas, quartas e sextas, 9h30 ou 13h30 – acima de 8 anos).

O Parque da Cidade também terá torneios esportivos. Entre os dias 16 e 27, será realizado o Torneio Interno de Futsal nas categorias sub-11 e sub-13. Já nos dias 21 e 22, será a vez do Torneio Interno de Beach Tennis.

Ainda na programação de lazer para as crianças, os brinquedos do projeto Bairro Feliz estarão no dia 22 de julho no Parque Centenário e no dia 29 de julho no Parque da Cidade. As atrações serão das 10 às 14 horas.

Durante o mês de julho, o Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo receberá visitas diárias, obedecendo o limite de 120 pessoas por dia, obedecendo o Plano de Manejo do parque. Monitores do curso de biologia da Universidade de Mogi das Cruzes orientarão os visitantes.

Os interessados nas visitas monitoradas devem procurar a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pelo telefone 4798-5959.

CEU das Artes 

O Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) também está com uma ampla programação de oficinas ao longo do mês de julho, que é o período de férias escolares. São cerca de mil vagas disponíveis em mais de dez modalidades esportivas e artísticas, que podem ser desfrutadas por crianças com idade a partir de seis anos, adultos e também idosos.

As opções são: arte circense, danças urbanas, judô, ritmos, slackline, voleibol, ginástica, futsal, zumba, funcional, skate e teatro. Algumas oficinas são destinadas a crianças e têm número limitado de vagas, enquanto outras atendem pessoas de outras faixas etárias e não têm um limite imposto para o número de alunos.

Os interessados devem ir pessoalmente ao CEU, que fica na rua Aurora Ariza Meloni, 1175, ou então ligar antes para obter mais informações, pelo telefone 4725-4398.