Mogi das Cruzes recebe curso de formação de árbitros de vôlei adaptado
O evento, que teve apoio da prefeitura, aconteceu no sábado e domingo com atividades de formação de novos árbitros e reciclagem para profissionais que já atuam na função/Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes recebeu no último final de semana o Curso de Oficiais de Arbitragem da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA).

O evento, que teve apoio da prefeitura, aconteceu no sábado e domingo (23 e 24), com atividades de formação de novos árbitros e reciclagem para profissionais que já atuam na função.

O curso teve a participação de 36 profissionais do estado de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Os participantes receberam orientações sobre o Livro de Regras e o uniforme da CBVA, com material didático próprio.

As atividades aconteceram na estrutura do Pró Hiper, no Mogilar. O vôlei adaptado é uma modalidade desenvolvida principalmente para os idosos, com regras especiais para a participação desta população.

“Mogi das Cruzes vem se tornando uma referência na prática e no desenvolvimento do vôlei adaptado no estado de São Paulo. A participação no Curso de Oficiais de Arbitragem mostra este pioneirismo e a preocupação no bom atendimento aos idosos”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Ele lembrou ainda que o curso contou com a participação das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, Assistência Social e Saúde. A delegada Vera D’Antracoli, responsável pela Delegacia do Idoso de Mogi das Cruzes, também participou do evento.

No ano passado, a cidade foi à sede das finais estadual e nacional da Superliga de Vôlei Adaptado. A competição brasileira reuniu representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Mogi das Cruzes conquistou os títulos das categorias acima de 59 anos feminina e acima de 69 anos masculina. Já a categoria acima de 47 anos feminina ficou com o vice-campeonato, enquanto a categoria acima de 47 anos masculina terminou com a terceira colocação.

O time da categoria acima de 69 anos feminina fechou sua participação com a quinta colocação, mesma colocação do time B da categoria acima de 59 anos feminina. Já a equipe da categoria acima de 59 masculina foi a nona colocada.

As equipes de Mogi das Cruzes também participam dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que neste ano acontecerão em São Sebastião, entre os dias 30 de abril e 5 de maio