Missa campal celebra os 110 anos da Imigração Japonesa neste domingo em Mogi
O evento acontece no dia 24 de junho (domingo), às 10 horas, na Praça do Imigrante Japonês / Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema Mirante

A Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) realizará uma missa campal em celebração aos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil, comemorado em 18 de junho. O evento acontece no dia 24 de junho (domingo), às 10 horas, na Praça do Imigrante Japonês (localizada entre as avenidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Fernando Costa, na Vila Rubens), e deve contar com a presença de representantes do Bunkyo de Mogi das Cruzes, da prefeitura e de convidados. A cerimônia é aberta à população.

A missa campal é realizada todos os anos pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes para marcar a data, sempre na Praça do Imigrante Japonês que, em 1969, inaugurou a estátua representando um casal japonês em homenagem à comunidade nipo-brasileira da cidade.

“A data da chegada dos primeiros imigrantes japoneses aqui no Brasil é muito importante para a comunidade nipo-brasileira porque marca uma nova fase na história dessas famílias e mostra o esforço deles em proporcionar uma vida melhor aos descendentes. Por isso, sempre comemoramos o dia 18 de junho, quando o navio Kasato-maru chegou ao Brasil”, detalha o presidente do Bunkyo, Frank Tuda. “A Praça do Imigrante é a homenagem dos mogianos à nossa comunidade, por isso, o local para celebração da missa”, completa.

Comemorações

Além da missa campal, o Bunkyo de Mogi das Cruzes promoveu no decorrer do ano outras atividades em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil. Uma delas é o Festival da Cultura Japonesa, realizado desde 2017. Em dezembro do ano passado, o show foi com os cantores Joe Hirata e Karen Ito, que encantaram o público com músicas tradicionais japonesas.

Em fevereiro, o tema do espetáculo foi “110 anos de amizade BR-JP” e contou com o grupo de dança Saiko Yosaki Soran e das cantoras Jane Ashihara e Susana Sano. Já no mês de março a apresentação tinha como tema a província de Okinawa e contou com os grupos de dança e taiko Saito Satoru Ryubu Dojo, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Seinen Santa Clara e Santo André, além da cantora Bruna Oshiro.

Em maio, o show lembrou a história da imigração por meio de encenação e apresentações musicais dos cantores nikkeis Sérgio Tanigawa, Angelaisa Toyota, Takeshi Nishimura e Karina Ito. O próximo show acontece no dia 28 de julho, às 19h30, na sede administrativa do Bunkyo na rua Presidente Campos Sales, 230, Vila Industrial, Mogi das Cruzes, com o tema “Arigatô Brasil-Japão”  – com o cantor Edson Saito e Yes Band.

A programação comemorativa também contou com a inauguração do Torii na entrada do Parque Centenário da Imigração Japonesa, localizado em César de Souza, ocorrida no mês de abril, uma doação do fundador da MN Própolis.