Mês Azul
Neste mês de novembro, consideramos o mês mundial ao combate de próstata que é o tipo mais comum de câncer entre os homens/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi

Hoje, dia 1º de novembro, quero dedicar este artigo para vocês homens. Eu que sempre defendo os temas relacionados às mulheres, quero conscientizar a sociedade masculina sobre a importância da prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Neste mês de novembro, consideramos o mês mundial ao combate de próstata que é o tipo mais comum de câncer entre os homens e segundo informações, a cada 38 minutos um homem morre devido a este tipo de câncer. Assustador esse número, né? Diferente das mulheres, os homens são muito mais resistentes para ir ao médico realizar exames de rotinas e se cuidar.

Muitos dizem: “Pra que ir ao médico?” Mas, diante desses índices temos que mudar essa mentalidade homens, pois a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Muitos casos não aparecem nenhum tipo de sintomas, então é recomendado que homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem fatores de risco devem procurar um urologista para realizar os devidos exames.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Que bom que o Novembro Azul surgiu, assim utilizamos desse mecanismo para incentivarmos ainda mais vocês, homens, a se cuidarem. Assim como vocês precisam de nós, também queremos vocês com saúde e felizes. Já fez seu exame?