Lucas do Liceu articula com Skaf unidade do Sesi em Itaquá
Lucas do Liceu participou em agosto do “Café na Redação” enquanto era candidato a deoutado estadual/ Foto: Glaucia Paulino/ Oi Diário
Guararema Mirante Novembro

O educador Lucas Costa, o Lucas do Liceu, articula com Paulo Skaf um meio de trazer para Itaquaquecetuba uma unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria). A iniciativa de buscar uma escola da rede foi proposta durante a visita de Skaf a Suzano na última quarta-feira, 10.

Lucas do Liceu aproveitou o encontro em que o presidente da Fiesp declarou apoio ao governador Márcio França no segundo turno das eleições para o Governo do Estado de São Paulo para pleitear o projeto. “Temos condições de abrigar em Itaquá uma unidade do Sesi e, por conta disto, aproveitei esse momento para colocarmos em prática nossa cobrança por uma escola do tipo”, afirma.

O potencial industrial de Itaquá poderá ser melhor explorado e até expandido com uma escola do tipo. “Nossa cidade já tem uma vocação industrial e devemos aproveitar isto na educação com uma formação cada vez mais profissional para nossos jovens e adultos. Acredito que uma escola do Sesi será imprescindível para garantir a força da indústria em Itaquá”, destaca.

Para ele, independentemente do resultado obtido nas eleições (três dias antes do encontro, Lucas recebeu 22.801 votos para deputado estadual) a cidade precisa que suas lideranças corram atrás de obras e recursos para a cidade.

“Foi um momento importante, uma boa votação, mas não deu pra ganhar; a vida é assim, nem tudo a gente ganha e as coisas vem no tempo de Deus. Mas, a eleição passou, e a minha luta por uma Itaquaquecetuba melhor não pode parar. Por isso, estou aqui dialogando com o Sesi e o Skaf para trazermos para Itaquá uma unidade desta importante instituição de ensino”, relatou.

A ideia foi vista como positiva por Skaf, que deve avaliar a sugestão a médio prazo e, graças a força política de Lucas do Liceu, pode ser colocada em prática em breve. Lucas garante que seguirá cobrando Skaf sobre o Sesi e promete, inclusive, trazê-lo a Itaquá para mostrar possíveis áreas que poderiam receber a unidade.

As escolas do Sesi são grandes centros educacionais de primeiro mundo. Neles, os alunos têm acesso à educação em tempo integral do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, aulas de robótica, etc.

Eleições 2018

Uma vitória pessoal. Foi assim que o educador Lucas Costa, o Lucas do Liceu, encarou o resultado das eleições. Com mais de 22 mil votos, 19 mil deles obtidos apenas em Itaquá, ele foi o segundo candidato mais votado da cidade.

O resultado das eleições deixou Lucas à frente, inclusive, de campeões de votos como a recém-eleita deputada estadual Janaina Paschoal e de antigos figurões da política local e nacional.

Os números representam um salto impressionante para o educador, que saiu dos pouco mais de 2 mil votos obtidos para o mesmo cargo em 2014 para impressionantes 22.801 votos neste ano.

“Encaro como uma vitória [o resultado], pois acredito que esses números são sinônimos da aprovação do trabalho que tenho feito para a cidade; das bolsas de estudo que levo aos jovens carentes e de outras ações. Estou muito feliz”, afirma.

“Gostaria de agradecer a cada uma das pessoas que depositaram a esperança de um futuro melhor para a nossa cidade e região no meu voto”, acrescenta.

Lucas do Liceu destaca a importância da eleição para pautar a sua principal luta na política local: a Educação. “Pela primeira vez Itaquá teve um candidato forte que lutou e fundamentou todas as suas ações políticas em torno da Educação e creio que isto foi muito positivo para a cidade. Espero que, em breve, os políticos sigam este rumo de apostar na Educação e que isso seja o tema das nossas futuras eleições”, destaca.

Independentemente do resultado, Lucas do Liceu promete continuar com suas ações sociais envolvendo Educação. Ele já planeja novos programas de bolsas de estudo, ampliação do cursão pré-vestibular, dentre outros.