Jeruza assume coordenadoria da Secretaria de Saúde e da Mulher
Reunião foi realizada ontem para alinhar ações e para recepcionar Jeruza que retorna à administração municipal/ Foto: Flávio Aquino/Departamento de Comunicação de Poá
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Na manhã dessa segunda-feira, 30, no prédio da Coordenadoria da Mulher de Poá, aconteceu uma reunião de boas-vindas a Jeruza Lisboa Pacheco Reis, que retorna à administração municipal como responsável pelo departamento, após passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Social no Governo do Estado de São Paulo.

Além da recepção, a reunião foi um alinhamento das ações da Secretaria da Saúde e da Mulher, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Poá.

“Fui convidada pelo prefeito Gian Lopes e seu vice-prefeito Marquinhos Indaiá, para fortalecer uma política pública de atendimento à mulher de forma efetiva. A Coordenadoria da Mulher, embora pertença à área da Saúde, vai manter o laço umbilical com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras, para efetivar políticas para o melhor atendimento possível às poaenses”, explicou Jeruza Reis.

Em sua primeira passagem na administração do prefeito Gian Lopes, Jeruza conseguiu trazer para Poá a Carreta da Mamografia (mais de 1,3 mil atendimentos); fechou parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Poá e passou a disponibilizar acolhimento qualificado para mulheres, não apenas em situação de violência doméstica, mas, também, em tratamento oncológico; implantou oficinas de tear e de tricô (Tricoterapia), e bancos de Mamas e de Perucas (em parceria com a ONG Cabelegria); firmou parcerias com a Avon, cabeleireiros poaenses e com a Cruma, para ter as trabalhadoras como protagonistas; trouxe palestrantes e oficinas de apoio às mulheres; entre muitas outra ações.

Além de Jeruza Reis, participaram da reunião representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada. Entre elas: Francisca Marcelina e Flávia Verdugo (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social); Eliete Abranches, Andreia Santana, Rafaela Falcão (Secretaria de Saúde e da Mulher); e Sidneia Bueno Costa (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Poá).