Secretaria de Educação de Itaquá realiza a 1ª Gincana Esportiva

0
174
1ª Gincana Esportiva: brincadeiras e jogos cooperativos para a Educação Infantil - 2017
1ª Gincana Esportiva: brincadeiras e jogos cooperativos para a Educação Infantil - 2017

Durante o mês de outubro, visando comemorar o “Dia das Crianças”, alunos das Unidades Escolares de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino participarão da 1ª Gincana Esportiva: brincadeiras e jogos cooperativos para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba – 2017. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, organizada Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti).

A 1ª Gincana Esportiva tem como objetivos: mostrar às crianças a grande importância do brincar, jogar e recrear;  resgatar e, ao mesmo tempo mostrar que não é só brincar por brincar, jogar por jogar; desenvolver a cooperação, a socialização, a imaginação, a motricidade, o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, asresponsabilidades, o respeito mútuo, o individual e o coletivo; participar com lealdade e respeito das atividades; explorar e superar de modo progressivo suas capacidades físicas e habilidades motoras; e ampliar noções de lateralidade, espaço e tempo, com a finalidade de estimular a conscientização dos alunos quanto a importância da atividade física, da socialização, da cooperação, da imaginação e do brincar.

Conforme explicou a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a ação ainda em caráter experimental vai ser desenvolvida da seguinte forma: “durante mês de outubro, os professores Especialistas de Educação Física do Sistema de Ensino Municipal de Itaquaquecetuba, aplicarão aulas informativas, recreativas, lúdicas, (Gincanas), nas Unidades de Ensino Infantil, em Comemoração ao Dia das Crianças”.

Verônica também parabenizou a todos os envolvidos na realização da ação. “Agradeço especialmente os professores Especialistas em Educação Física que, durante o ano tem colaborado muito para o desenvolvimento das atividades esportivas para os alunos de Itaquaquecetuba,” pontuou a titular da pasta.

Já o professor Especialista em Educação Física, Hélcio Viriato, responsável pelo desenvolvimento do evento esclareceu que os espaços físicos e os recursos materiais utilizados para a realização da 1ª Gincana Esportiva da Educação Infantil, vão ser compostos por: quadra, pátio, sala de aula, bolas (borracha, meia, vôlei, futsal, basquete, plástico), corda, arco, giz, papel, cola, tesoura, barbante, saco de lixo, bexiga, lápis preto, jornal, lápis de cor, canetinha, palito, equipamento de som, cones, coletes, cabo de vassoura etc.

Disse ainda que, as atividades que serão praticadas pelos estudantes serão: dança da cadeira; corrida do ovo; futebol de boca; corrida do tênis; dança do bambolê; bob esponja; boliche; dança da bexiga; corrida do rolo; e caça ao tesouro.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO