Itaquá conquista qualificação no Programa Município Verde Azul 2018
A execução de ações estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e concretização de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado/ Foto: Antonio Marcio
Prefeitura de Mogi

Itaquaquecetuba obteve a qualificação no Programa Município Verde Azul, edição de 2018, ao conquistar 45,77 pontos, nesta fase. Além de Itaquaquecetuba, apenas outros dois municípios do Alto Tiete foram qualificados.

A informação é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que divulgou os municípios qualificados que atingiram acima de 40 pontos e não zeraram em nenhuma das diretivas.

A certificação final do programa está prevista para ocorrer no mês de novembro, e sendo assim, o município deverá prosseguir com os trabalhos desenvolvidos que integram o Programa Estadual.

Atendendo aos critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, dez diretivas foram analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, município sustentável, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

O Programa Município Verde Azul foi criado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, através da descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A execução de ações estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e concretização de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).