Investimentos e ações levam Guararema a uma das melhores posições do Estado na política ambiental
Neste ano Guararema alcançou a 16ª posição entre os 69 municípios que foram certificados em todo o Estado/ Foto: Glaucia Paulino/Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Foram os investimentos e as ações de preservação do meio ambiente, dos serviços públicos, de atenção à causa animal, entre outras que impactam diretamente no dia a dia da população, que garantiram a Guararema manutenção do Selo VerdeAzul e o avanço no ranking ambiental em 21 posições.

Neste ano Guararema alcançou a 16ª posição entre os 69 municípios que foram certificados em todo o Estado. Além da boa colocação Guararema por mais um ano foi o único município integrante da Bacia do Rio Paraíba do Sul a ser certificado.

O resultado desse prêmio pode ser observado na evolução das políticas públicas ambientais de Guararema. Um dos projetos destaques que contribuíram para a certificação foi o Projeto Piloto de Floresta Urbana, com o plantio de mais de 30 mudas nativas em uma das principais vias de acesso do município, o que reflete na nossa qualidade do ar e consequente qualidade de vida.

A ação de castração e microchipagem de cães e gatos que já percorreu seis bairros atingindo a mais de 500 cães e gatos também foi determinante para elevar a pontuação de Guararema, assim como o projeto piloto de Coleta Seletiva implantado no fim do ano passado atendendo a mais de mil famílias, e que neste ano passou a atender aos bairros gradativamente.

“Essa certificação não é somente um prêmio para ficar na estante, é a indicação de boas práticas e eficiência nas políticas públicas que fazem a diferença na vida da população. O que temos que valorizar é o que está por trás do prêmio, é o incentivo ao uso de bicicleta e como isso contribui para a qualidade do ar; é o trabalho de Educação Ambiental nas escolas e como essas novas gerações serão agentes da transformação. São pequenos hábitos que estão sendo inseridos na rotina da população que fortalecem e qualificam Guararema como uma cidade que investe e gera resultados na política ambiental”, disse o prefeito Adriano Leite.

O Município VerdeAzul é um programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando uma série de quesitos que incluem tratamento de esgoto, arborização, qualidade do ar, entre outros.