Glaucia Paulino

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, se reuniu na quinta-feira, em seu gabinete, na Vila Romanópolis, com os vereadores para discutir algumas questões referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Alguns carnês já foram revisados e outros emitidos novamente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, erros de cálculo foram identificados no IPTU de alguns apartamentos da cidade. Com a aplicação do novo Código Tributário Municipal, o sistema foi adequado com novas fórmulas e enquadramentos. Sendo assim, o sistema não entendeu “apartamentos” como “residências”, e a cobrança da taxa de lixo pode ter sido realizada de forma errônea, tanto para mais, como para zero.

Por isso, a orientação é que os moradores que já pagaram e que moram em condomínios que estão situados nos bairros do Parque dos Sonhos, Vila Cristina, Cambiri, CDHU e Vila Correia procurem a Secretaria de Fazenda para que a revisão seja realizada e a diferença seja acertada. Aos que ainda não pagaram, um novo carnê será enviado já com o valor recalculado. A parcela única e primeira parcela deste novo carnê vencerão no dia 10 de abril.

Outro ponto discutido na reunião foi a taxa de iluminação para quem possui terrenos vazios na cidade. Houve um consenso de que o valor deverá ser reduzido, depois que a lei for elaborada e enviada à Câmara Municipal. Quem já pagou, deve também procurar a Fazenda para alterar o valor. Já o munícipe que efetuou o pagamento, a diferença será compensada no carnê de 2019.

A titular da Fazenda ferrazense, Silvana Francinete da Silva, pediu a compreensão dos munícipes e ajuda para que possíveis problemas sejam resolvidos. “É a primeira vez que trabalhamos com este tipo de cálculo e sistema depois da aprovação do novo Código Tributário. Falhas acontecem, mas de 42 mil carnês que emitidos, apenas mil, aproximadamente, serão revisados. De qualquer forma, pedimos a compreensão e colaboração dos ferrazenses. Esperamos que eles nos procurem para regularizarmos cada caso”, afirmou a secretária.

A Secretaria de Fazenda está localizada na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.