Importante para Mogi: criação da APA da Serra do Itapeti será votada pelo Consema no dia 20
O secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, anunciou nessa sexta-feira, 8, que o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) analisará, no próximo dia 20, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA), na Serra do Itapeti / Foto: Júnior Lago/PMMC

O secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, anunciou nessa sexta-feira, 8, que o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) analisará, no próximo dia 20, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA), na Serra do Itapeti.

Brusadin participou do Ambiente Móvel – iniciativa do Governo do Estado com o objetivo de discutir e encaminhar as principais pendências ambientais da região. O evento ocorreu na Universidade Braz Cubas e faz parte da programação do Junho Verde, ação da prefeitura mogiana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A criação de áreas de proteção é muito importante porque este processo protege aquela região de forma definitiva, garantindo a sua preservação e o acesso à biodiversidade para as próximas gerações. Teremos mais policiamento, mais ações de preservação, novas iniciativas na área de educação ambiental, enfim, todo um conjunto de medidas que passarão a ser realidade a partir do momento em que a área de proteção for decretada”, disse Brusadin durante o evento desta sexta, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe e do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.

A Serra do Itapety possui 5,1 mil hectares. Do total, 97% da área está dentro no município de Mogi das Cruzes, enquanto 2% encontram-se em Suzano e 1%, em Guararema. A área abriga o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, que é uma unidade de conservação integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O parque recebe visitas monitoradas mensalmente, nas quais os inscritos conhecem o ecossistema do local.

Após a palestra do secretário, o evento Ambiente Móvel foi realizado nas dependências da UBC. Em várias salas, ocorreram seminários e workshops sobre temas como fiscalização ambiental, biodiversidade e recursos naturais, gestão de resíduos sólidos, prevenção e controle de poluição, Programa Município Verde Azul e agenda ambiental na administração pública, entre outros.

A programação do Junho Verde continua. No próximo dia 15 de maio, acontecerá a reinauguração do Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer, com o objetivo de produzir mudas para arborização da cidade. No sábado, dia 16, a partir das 8 horas, será realizada a Caminhada Ecológica, entre o Parque Centenário e o Parque Municipal, incluindo uma trilha de 1,5 km por dentro da mata. No mesmo dia, só que às 10 horas, será celebrada uma Missa Campal pelo bispo Dom Pedro Stringhini, no Parque Municipal, na chegada da Caminhada Ecológica.

Na quarta-feira, 20, acontecerá o Mogi + Água, projeto de saneamento rural em parceria com o Trata Brasil para início imediato de 10 pontos na zona rural, que receberão tratamento da água antes de voltar para o Rio Tietê. Já no domingo, dia 24, haverá o Passeio Ciclístico, uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer que estimulará a prática de exercícios físicos, partindo do Parque Centenário em direção a Sabaúna.