Imigração japonesa: ex-prefeito Miyahira é homenageado com busto por ter iniciado a industrialização de Suzano
A cerimônia de inauguração do busto do ex-prefeito contou com a presença dos membros da família de Pedro Miyahira e autoridades municipais /Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta segunda-feira, 18, no dia em que se celebra os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a cerimônia de inauguração do busto do ex-prefeito Pedro Sinkaku Miyahira, na Praça Sol Nascente, na Vila Sol Nascente.

A estátua, inclusive, está voltada à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), inaugurada durante a sua gestão, que foi de 1969 a 1973. O homenageado é muito lembrado por ter dado início ao processo de atração de indústrias para a cidade e por ter realizado grandes obras, como a avenida que viria a se tornar a Marginal do Una e o bairro do Sesc.

“É muito importante essa gratidão com um prefeito que foi visionário, à frente do seu tempo. Uma justa homenagem a uma pessoa que representa muito bem a comunidade japonesa nessa data tão importante comemorada hoje. Ele foi uma pessoa inspiradora e espero que a gente possa dar continuidade à história que ele começou”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Na oportunidade, estavam presentes membros da família de Pedro Miyahira, como a esposa Valdete Miyahira, os filhos Pedro Abe Miyahira, Susana Abe Miyahira e Cidália Abe Miyahira e o neto Daniel Miyahira. Em seu discurso, o filho mais velho agradeceu à homenagem prestada pelo município. “Nosso pai, também um avô querido, veio aqui em 1959 para organizar o bairro do Sesc e erguer as 413 casas que existem lá até hoje. A partir daí ele se empenhou como advogado e membro da comunidade para transformar Suzano, que deixou de ser meramente agrícola para se tornar também uma cidade industrial”, disse Pedro Abe Miyahira. Leia mais sobre a praça Sol Nascente neste site.