A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, concluiu nesta sexta-feira (11 de agosto) o processo de recuperação e de renovação da iluminação do viaduto “Leon Feffer”, localizado no centro da cidade. Uma vez finalizada, a estrutura, que liga o quadrilátero central à região norte, passará a contar com um novo sistema de energia elétrica, mais moderna e funcional, que vai beneficiar motoristas e pedestres.

O processo envolveu a recuperação de toda a composição de iluminação do viaduto, que, por anos, sofreu com negligência quanto à manutenção. Além disso, nos últimos tempos, a ação de depredação e o furto de cabos elétricos, de lâmpadas e de reatores também dificultaram que a transmissão de energia elétrica na estrutura funcionasse adequadamente.

O trabalho de recuperação e de renovação teve à frente as equipes da pasta de Manutenção e Serviços Urbanos. No total, foram trocadas 49 lâmpadas. Durante o processo, as luzes de vapor de sódio foram substituídas pelas de vapor metálico (que apresenta maior capacidade de iluminação e, ao mesmo tempo, menor consumo), e houve a reposição de reatores, de cabos elétricos e de circuitos de manutenção.

Segundo o governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a expectativa é que a concessionária responsável pelo fornecimento de eletricidade promova a ligação neste sábado (12 de agosto), proporcionando iluminação ao local já neste fim de semana.

As atividades vão ao encontro da demanda da população suzanense, que vêm requisitando aos órgãos da municipalidade, como é o caso da Ouvidoria, providências no que reside à falta de iluminação no local, até em razão do risco de acontecerem roubos e outras práticas criminosas, colocando em risco motoristas e pedestres.

Nova licitação

Segundo a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, está sendo elaborado um novo processo licitatório para a escolha de uma empresa que ficará responsável pela manutenção da iluminação pública do município:

“Até o início deste ano, Suzano tinha contrato com uma empresa que fazia a manutenção dos pontos de luz da cidade. Esse contrato, no entanto, chegou ao fim. No entanto, estamos buscando, agora, uma nova corporação, que nos ajude (governo) a fazer valer um de nossos compromissos – que é a instalação dos pontos de luz de LED, primeiramente na região central, já que faremos o remanejamento das luzes do centro para os bairros onde não há iluminação”, explicou o titular da pasta, Ari Serafim Barbosa.