Hoje começa o seminário internacional “Suzano do Amanhã”

1
138

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, promove hoje e amanhã (12 e 13 de setembro, respectivamente), entre 9 e 17 horas, na Câmara Municipal (rua dos Três Poderes, 65 – centro), o seminário internacional “Suzano do Amanhã”. Ao todo, são esperadas para o evento mais de 200 pessoas previamente cadastradas, como arquitetos, engenheiros, urbanistas, universitários, professores, gestores e demais interessados em política pública urbana. Totalmente gratuita, a iniciativa tem como objetivo debater e explorar os desafios das cidades latino-americanas na contemporaneidade.

Na manhã desta segunda-feira, 11, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu, em seu Gabinete, no Paço Municipal “Firmino José da Costa” (rua Baruel, 501 – Vila Costa – 2º andar, sala 226), dois profissionais que participarão do simpósio: os arquitetos Gustavo Adolfo Restrepo Lalinde, da Colômbia, e Daniel Gonzales, do México.

Ao lado do titular da pasta de Planejamento Urbano e Habitação, o doutor em Arquitetura Elvis José Vieira, do vice-prefeito da cidade, Walmir Pinto, da coordenadora do Grupo Técnico de Apoio (GTA) do Plano Diretor 2018-2027, a também doutora em Arquitetura Eliene Corrêa, o chefe do Poder Executivo susanense comemorou os trabalhos que a cidade está desenvolvendo no planejamento do desenvolvimento econômico e social:

“O seminário internacional ‘Suzano do Amanhã’ concretiza o modelo de gestão desse governo. Estamos mobilizando uma grande estrutura e, principalmente, reunindo profissionais renomados da América Latina para debatermos não só a cidade que queremos para o futuro, mas, também, para compartilharmos experiências sobre o rumo do município, partindo do princípio do Plano Diretor e de todo o planejamento técnico, para que possamos tornar nossa cidade potência social e econômica num futuro próximo”, argumentou Ashiuchi.

A abertura oficial do evento está marcada para às 9 horas de amanhã. A solenidade vai contar com a presença de Ashiuchi, de vereadores e de secretários municipais. Em seguida, uma mesa de debate sobre “Urbanismo Contemporâneo na América Latina” será realizada com a participação de Eduardo Nobre, de São Paulo-SP; e de Gustavo Restrepo, da Colômbia. A mediação terá à frente o doutor em Planejamento Urbano Décio Amadio:

“Esperamos receber no seminário, além de representantes da sociedade civil organizada, especialistas, técnicos, pesquisadores e estudantes da área de Arquitetura e Urbanismo. Serão dois dias de evento, com direito à participação de palestrantes internacionais. Importante salientar que vamos abordar, na oportunidade, temáticas que preveem melhorias para Suzano”, explicou o secretário Elvis José Vieira.

Também nesta terça-feira, a partir das 14 horas, o arquiteto mexicano Daniel Gonzales e Marcelo de Mendonça Bernardini, professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, vão expor o tema “Planos e projetos urbanos e instrumentos de financiamento da política urbana e de preservação ambiental”.

Já em 13 de setembro (quarta-feira), o Planejamento Urbano de Suzano será tema do seminário internacional. Para tanto, o debate “Suzano do Amanhã – Perspectiva do Novo Plano Diretor” será colocado em pauta.

 

CRONOGRAMA

Seminário Internacional “Suzano do Amanhã”

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação

 

12 de setembro (terça-feira)

9 horas – Abertura e mesa institucional;

10h30 – Mesa de debate com o tema “Urbanismo Contemporâneo na América Latina”;

12h30 – Intervalo;

14 horas – Mesa de debate sobre “Planos e projetos urbanos e instrumentos de financiamento da política urbana e da preservação ambiental”;

16 horas – Encerramento;

17 horas – Troca de experiências.

 

13 de setembro (quarta-feira)

9 horas – Mesa institucional;

9h30 – Mesa de debate com o tema “Suzano do Amanhã – Perspectiva do Novo Plano Diretor”;

10h30 – Debate de encerramento;

12h30 – Encerramento.

 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO