Guarulhos terá 60% da frota de ônibus circulando na manhã desta segunda-feira
A prefeitura irá funcionar normalmente nesta segunda-feira / Foto: Divulgação

Graças a uma nova remessa de combustível recebida pelas empresas que operam o transporte público em Guarulhos, a frota de ônibus que rodará na cidade no início da manhã desta segunda-feira, 28, será de 60%, podendo ser reduzida em horários de menor movimento ao longo do dia.

Na sexta-feira, diante da falta de combustível, a previsão para esta segunda-feira era de 40% apenas de frota nas ruas, depois de ter 30% no sábado e 25% neste domingo. Segundo as empresas, independente do fim ou não da mobilização dos caminhoneiros, há combustível para operar em esquema reduzido pelo menos até quarta-feira.

Na sexta-feira, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, decretou “estado de emergência” no município. Com a medida, foi possível obter 25 mil litros de combustível junto a uma distribuidora da cidade, para abastecer viaturas voltadas a serviços essenciais à população. Os veículos estão sendo abastecidos em um posto no Centro da cidade, requisitado para atender exclusivamente a frota autorizada pelo Grupo Emergencial de trabalho, criado para acompanhar a crise.

Desde quinta-feira à noite, por falta de combustível, a empresa Trail, que realiza a coleta de lixo domiciliar suspendeu os serviços em toda a cidade, mantendo apenas o recolhimento de lixo hospitalar. As feiras livres destes sábado e domingo foram suspensas de forma oficial. No entanto, alguns grupos de feirantes decidiram colocar suas barracas nas ruas, responsabilizando-se pela limpeza após os eventos.

A prefeitura irá funcionar normalmente nesta segunda-feira. No período da tarde, uma reunião do Grupo Emergencial irá avaliar a situação nas mais diferentes secretarias para avaliar se será necessária a adoção de ponto facultativo na terça-feira.