Guarulhos será cenário de produção de filme iraniano

0
190

Os produtores do filme Texas, nome provisório da coprodução Brasil-Irã, confirmaram que realizarão parte das filmagens em Guarulhos, com cenas no Estádio Antonio Soares de Oliveira, no Jardim Tranquilidade, e na região do Lago dos Patos, na Vila Galvão.

Isso se consolidou em razão da agilidade em todos os trâmites para que os espaços fossem autorizados para as filmagens, em uma ação da Secel – Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Sob direção de Masoud Atyabi, o longa-metragem iraniano terá também tomadas em outros locais, como São Paulo, Foz do Iguaçu, Ilhabela, Boituva, entre outras cidades.

De acordo com o cineasta Tico Barreto, responsável pela Grucine, vinculada à Secel, a oferta de locações para produções cinematográficas é papel da Film Comission, um dos três eixos prioritários da área que dirige.

“A Secel levou apenas dois dias para viabilizar as autorizações para a produção filmar no local escolhido. Além de valorizar a cidade de Guarulhos como um cenário rico, a agilidade do trabalho da Grucine torna a cidade atrativa e interessante para que novos produtores possam escolher nossos espaços como locação”, observa Tico.

Projeção

A vantagem para a produção iraniana extrapolou a agilidade das autorizações para filmagem.

Nesse período, os produtores descobriram o ator guarulhense Thiago Matos, sócio da Academia de Teatro DR&T, escolhido por Atyabi para atuar ao lado de nomes como Sam Derakhshani, o mais famoso ator iraniano do momento.

“Valorizar os nossos artistas e intercambiar experiências com outras culturas, tudo isso faz de nossa cidade porta de entrada para o mundo, muito mais que isso, um celeiro de formação de grandes artistas”, comemora o Diretor de Cultura, Tiago Ortaet.

Além de Thiago Matos, o núcleo brasileiro do filme é composto por Gabriela Petry (A Regra do Jogo – Rede Globo), Adriano Toloza (Verdades Secretas – Rede Globo) e Thogum Teixeira.

“Mesmo com a barreira da língua, a energia entre os atores e a equipe técnica é ótima, a experiência está sendo fascinante”, vibra o ator guarulhense.

As gravações no Brasil se encerrarão em outubro e todo o elenco viajará para o Irã para as tomadas finais.

A Grucine

Fomentar o orgulho do guarulhense e incentivá-lo a redescobrir a cidade.

Esse é um dos objetivos da Grucine, que desde o início do ano vem movimentando diferentes segmentos envolvidos com a produção cinematográfica e audiovisual em Guarulhos.

A exemplo da paulistana SPCine, a Grucine tem por objetivo o desenvolvimento de programas e políticas para o setor audiovisual.

A proposta é desenvolvida em três eixos prioritários, que visam atender tanto os investidores e comunidade quanto os profissionais e realizadores.

Dentre as ações dos eixos estão o desenvolvimento de roteiros e sua exposição em conteúdos audiovisuais, oferta de locações para as produções, capacitação com cursos para iniciantes e iniciados, formação de público e exibição de produções locais, entre outras.

 


SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: Oi Diário


 

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO