Guardas são condecorados pelos 10 anos de criação da GCM em Poá
Atividade na Praça dos Eventos contou com a participação de autoridades municipais e foi concedida a Medalha Valor GCM Grau Bronze 10 anos/ Foto: Flávio Aquino/Departamento de Comunicação de Poá
Prefeitura de Guararema 360º

Os guardas municipais de Poá foram condecorados na manhã dessa terça-feira, 2, durante atividade na Praça dos Eventos, com a Medalha Valor GCM Grau Bronze 10 anos, em reconhecimento pelos excelentes serviços prestados com honra, bravura e louvor aos munícipes de Poá durante os últimos anos.

O evento contou com a participação do prefeito Gian Lopes, do vice-prefeito e secretário de Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, do secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo Mutuo, vereadores, entre outros representantes do Poder Público e familiares dos GCMs.

“Parabenizo a todos por estes 10 anos de luta na GCM. Esta é uma homenagem importante a vocês que têm trabalhado para melhoria da segurança em nosso município. Aproveito para confirmar que o Centro de Segurança Integrada (CSI) será instalado em breve em Poá. Os recursos para o projeto já foram garantidos junto ao governo estadual. O CSI contará com um trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar. Será um equipamento para melhorar a questão do monitoramento na cidade, que contará com as melhores ferramentas tecnológicas para serem aliadas no trabalho das polícias e no combate ao crime”, explicou o prefeito Gian Lopes.

O secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo Mutuo, disse estar honrado pela oportunidade de participar do evento em comemoração aos 10 anos de criação da GCM.

“Com muita honra que estou aqui na frente, emocionado, porque acompanho diariamente o trabalho destes importantes homens e mulheres, que estão conquistando seus objetivos dia a dia. Hoje a GCM tem contribuído muito com a segurança em nosso município para diminuição de todos os índices criminais. Parabéns a todos por estes 10 anos”.

O vereador Francisco Paulo Garcez, o Garcez do Proerd, representante da Câmara de Vereadores no evento, também parabenizou todos os GCMs. “Sei o quão árdua é a atividade de policial. Deixo meus sinceros agradecimentos a todo trabalho que a Guarda Civil Municipal de Poá vem realizando em nosso município. Também feliz pela notícia que em breve as pessoas aprovadas no concurso serão chamadas para reforçar o contingente desta importante corporação”.

Ainda durante o evento, o GCM 1ª Classe José Ferreira de Souza foi escolhido pelo comando como o Agente Destaque do mês de setembro. Também acompanharam a atividade os vereadores Saulo Souza, Mário de Oliveira, o Marinho do Jornal, o secretário de Indústria, Comércio e Relações do Trabalho, Ricardo Massa, o delegado Renato de Almeida Barros, o capitão PM, Roberto Marques Colentuano (2ª Companhia da PM) e o presidente da ACIP, Francisco Quintino.

História da GCM

Em 22 de novembro de 2007 (Lei nº 3260) foi criada em Poá a Guarda Civil Municipal. Em 2008 através da Portaria nº. 23704/2008 foi nomeada a Comissão do Processo Público Seletivo da Primeira Turma da GCM, no qual ingressaram 55 honrosos homens e mulheres para defenderem o escudo da Estância Hidromineral de Poá, sendo que esses pioneiros iniciaram esse trabalho em 4 de julho de 2008.

Já no dia 8 de agosto de 2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais, disciplinando o § 8o do art. 144 da Constituição Federal, concedeu o Poder de Polícia Municipal aos agentes da GCM, dentre outras atribuições.  O efetivo da GCM atualmente é comandado pelo guarda de carreira Alexandre Guarnieri.