Guararema realiza neste sábado o 3º Seminário de Observação de Aves
A Observação de Aves, ou Birdwatching, é um movimento crescente no Brasil e no mundo, reunindo estudiosos, conservacionistas e praticantes de todas as idades/Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Neste sábado, 24, acontece mais uma edição do Avistando Guararema – Seminário de Observação de Aves, na Ilha Grande. O evento, realizado pela prefeitura de Guararema, tem como objetivo tratar a atividade de observação de aves e sua ligação com a preservação ambiental.

A Observação de Aves, ou Birdwatching, é um movimento crescente no Brasil e no mundo, reunindo estudiosos, conservacionistas e praticantes de todas as idades. Além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, podendo observá-la de perto sem interferir no ecossistema, trilha-se um caminho para o turismo sustentável.

Considerado indicador natural da preservação de um ecossistema, a presença do bicudinho é uma forma de medir a qualidade de fatores como a água e a vegetação, bem como o nível de conservação ambiental.

Às 8h30, haverá uma saída guiada com Karlla Barbosa, para registro das aves da Ilha Grande. A primeira palestra acontece às 10 horas, com o tema “O Projeto de Conservação do Bicudinho-do-brejo- paulista em Guararema”, com Alice Reisfeld e Karlla Barbosa.

Em seguida, às 11 horas, “Aves e Árvores: uma das mais belas sintonias da natureza” com Vania Bobuko Yoshikawa. Às 12 horas, João Paulo Rosa fala sobre “Observando aves em Guararema”.

No período da tarde, estão programadas as palestras “Aves: Por que estudá-las?”. Seguido sobre “A Avifauna de Mogi das Cruzes” com Jefferson Leite.

Para participar é preciso se inscrever com antecedência pelo telefone 4693-8000 (ramal 8070) ou pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br.

Será emitido certificado de participação para o evento. NEA Sinhô Muniz – Ilha Grande – Acesso pela Praça Lydia Custódio Dominguez, Centro.