Guararema inicia projeto piloto de Compostagem
O projeto conta com dois tipos de recepção de materiais descartados das manutenções dos jardins da cidade e das podas de árvores em equipamentos e vias públicos/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Guararema iniciou em setembro um projeto piloto para compostagem dos resíduos de poda das vias e prédios públicos municipais. Tal projeto visa diminuir o volume de material orgânico enviado ao Aterro Sanitário da cidade e também produzir material orgânico que será utilizado na arborização urbana e na produção de mudas no Viveiro Municipal.

O projeto conta com dois tipos de recepção de materiais descartados das manutenções dos jardins da cidade e das podas de árvores em equipamentos e vias públicos, um maior (para galhos e troncos e oito cilíndricos para as folhagens).

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, a estimativa é que esse processo possa absorver nesse primeiro momento até 10% do material gerado na cidade anualmente, tendendo a ter sua capacidade aumentada conforme a ampliação do projeto.

A recepção deste material fica no Viveiro Municipal Ubaeté, localizado na rua Carlos Drummond de Andrade, 36 , bairro Itapema, e nesta fase está apto a receber apenas materiais gerados nas praças e vias públicas.