Guararema avança e é finalista do Programa Município VerdeAzul

0
225
Guararema avança e é finalista do Programa Município VerdeAzul
SEMMAPLA_Guararema

Guararema é umas das cidades finalistas do Programa Município VerdeAzul, após avançar mais uma fase. Na última semana técnicos do município receberam das mãos do Secretário do Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, a segunda pré-certificação, avançando 30 posições com relação a primeira.

Caso Guararema mantenha o Selo VerdeAzul, que já foi conquistado nos últimos três anos, o município terá prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), além de ser reconhecido pela boa gestão ambiental municipal.

Nesta etapa do programa, Guararema ficou com a 29ª posição entre os 106 municípios que também conquistaram a segunda pré-certificação e continua em primeiro lugar entre os municípios da região do Alto Tietê.

Para garantir a pontuação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, em conjunto com as demais secretarias municipais, atendeu a diversas diretivas contribuindo com a melhoria da qualidade do ar, gestão de resíduos sólidos e de recursos hídricos, a educação ambiental, entre outros pontos.

Entre as ações da secretaria estão a implantação de novos bicicletários em diversos pontos do município, as palestras sobre bem estar animal para os professores da rede municipal, a transformação da Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo” em prédio modelo do Programa Município Verde Azul, reunindo diversos itens de sustentabilidade como coleta seletiva, luminosidade natural, devido às paredes e cobertura de vidro, entre outros.

A certificação final do programa acontece em dezembro e apenas os municípios que atingirem nota superior a 80 pontos serão certificados. Em 2016 Guararema totalizou 85,27 pontos.

Histórico

Nos últimos três anos, Guararema foi a única cidade da região do Alto Tietê com a certificação ambiental Selo Município VerdeAzul. No ano passado, Guararema ficou entre as 77 cidades do estado que foram certificadas, alcançando a 47ª posição no Ranking Ambiental. Além do selo, o município recebeu ainda o prêmio “Governador André Franco Montoro” por se destacar como município melhor colocado na bacia hidrográfica do Paraíba do Sul.

O Programa Município VerdeAzul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando inúmeras diretrizes. Entre as diretivas apresentadas para esta primeira pré-certificação estão: relatórios de ações promovendo o uso racional da água, documentos, ações de proteção ambiental com foco na proteção das nascentes, plano de arborização, ações de sensibilização e mobilização para a Coleta Seletiva.

 


CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO