Guararema é a 1ª e única cidade do Alto Tietê a oferecer um roteiro turístico com atrações dignas de respeito
Guararema trabalhou de forma planejada para que a meta de transformar um sonho de ser uma cidade turística fosse realidade/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Desde o século passado, prefeitos, outras lideranças políticas e também representantes da sociedade civil em todo o Alto Tietê falam em transformar as principais cidades da região em roteiros turísticos, mas, justiça seja feita, somente Guararema trabalhou de forma planejada para que a meta de transformar um sonho de ser uma cidade turística em uma realidade.

Guararema tem hoje mais atrações turísticas (realmente interessantes) do que todas as outras cidades do Alto Tietê juntas. Levantamento do Jornal Oi Diário junto a fontes do governo, que foi o maior e praticamente o único indutor do desenvolvimento do turismo no município, revela o porquê outras cidades podem/devem usar Guararema como referência para transformar as promessas de desenvolver o turismo em ações concretas.

De acordo com o levantamento da reportagem, Guararema consolidou-se como cidade turística, principalmente devido as suas belezas naturais e o cuidado do Poder Público com a cidade. Percebendo o potencial turístico da cidade, o poder público tem investido ao longo dos anos em infraestrutura, segurança, acessibilidade e limpeza, projetando a mesma como principal destino da região.

Ao longo das gestões, percebeu-se que não adianta ter somente lugares bonitos, pois para atrair e agradar os visitantes, a cidade precisa estar preparada. Todas essas ações e investimentos refletem em retorno positivo para o turismo, pois os visitantes satisfeitos acabam retornando e falando bem da cidade para outras pessoas. Além disso, todo esse investimento atrai serviços e comércios de qualidade, cujos empreendedores veem na cidade uma oportunidade única para seus negócios. A oferta de bons restaurantes, hotéis/pousadas, receptividade dos moradores também são essenciais para atrair e manter os visitantes, cujas pesquisas já realizadas pelo poder público apontam que os mesmos sempre retornam para a cidade por tudo o que ela oferece.

Cidade é modelo de gestão em turismo

A reportagem do Oi Diário questionou a prefeitura de Guararema sobre os resultados concretos que os investimentos em turismo garantem para a cidade e a população. Por meio da assessoria, o governo destacou que os investimentos para fomentar a atividade turística geram ‘desenvolvimento econômico e projeção da cidade como modelo de gestão em turismo e qualidade de vida. Além disso, o turismo colabora com a geração de emprego de maneira direta e indireta’.

Ser uma cidade bonita e interessante apenas para os turistas não está com nada e por esse motivo a reportagem do Oi Diário foi atrás de indicadores que comprovem que o governo municipal oferece à população qualidade de vida. Esses indicadores não deixam dúvidas que a qualidade de vida em Guararema é bem superior a outras cidades da região e do Brasil. Esse é mais um motivo de comemoração para os guararemenses no aniversário de 119 anos do município.

Indicadores comprovam: ações do governo garantem aos guararemenses uma qualidade de vida superior a oferecida em outras cidades da região

IDEB: Guararema alcançou a nota 6,6 no IDEB 2017, ultrapassando a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021, que é de 6,5. O município superou ainda em 0,6 pontos a meta estabelecida para o ano de 2017, além de ficar acima das metas do Estado de São Paulo e do Brasil.

CSI: O Centro de Segurança Integrada (CSI) chega ao segundo ano em operação como uma importante ferramenta tecnológica da prefeitura de Guararema que auxilia o trabalho das polícias Civil e Militar no combate e prevenção da criminalidade e na investigação de crimes. Nos últimos dois anos, Guararema registrou queda nos crimes de furto e roubo de objetos e de veículos em comparação com os dois anos antes da inauguração do CSI. No caso dos crimes de roubo a queda chegou a 43,16%. O furto de Veículos sofreu uma queda de 28,94%.

IEGM – TC/SP: A prefeitura de Guararema teve a gestão considerada “Muito Efetiva – B+” pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Os dados são do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), divulgados em 2017. Esta foi a maior pontuação alcançada entre todos os municípios avaliados. Desde que o índice foi implantado, em 2015, Guararema se mantém como a cidade da região do Alto Tietê com a maior nota, ficando acima da média do Estado. Entre os quesitos avaliados estão a gestão na Educação, que no detalhamento do índice, foi classificada como “Muito Efetiva – B+”. Sistema de Ensino Poliedro.

PRÊMIO EXCELÊNCIA – Poliedro: No mês de agosto deste ano, Guararema conquistou o Prêmio Excelência 2018, promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro, a Escola Municipal de Educação Complementar (EMEC) conquistou a categoria Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida, com o Projeto Tibum… Tibum… Terapia em Meio Líquido para Pessoas com Deficiência. Além do Prêmio Excelência, os alunos da Rede Municipal tiveram excelentes resultados no Concurso Nacional de Arte & Cultura. Alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Guararema se destacaram no Concurso, os trabalhos artísticos foram desenvolvidos de acordo com o tema “Consumo Sustentável”, objetivando aprofundar as discussões sobre essa temática por meio de produções artísticas nas áreas de desenho, literatura e produção de fotografia. Na categoria produção de fotografia, o aluno Eduardo Ribeiro Alves da Silva, da Escola Municipal Sylvio Luciano de Campos, conquistou a primeira posição.

Selo Verde e Azul: Há quatro anos o município segue se mantendo no ranking dos municípios com os melhores índices de eficiência da gestão ambiental e garantindo a certificação. O município também foi contemplado com o troféu “Governador Franco Montoro”, por conquistar o 1º lugar na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Índice de Vulnerabilidade Social: Guararema conquistou o menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) das cidades do Alto Tietê, registrado nos últimos dez anos (2015).