Governo mogiano alerta motoristas sobre 35 novos pontos de fiscalização de trânsito
Até o dia 1º de agosto, os motoristas que passarem acima da velocidade permitida nos locais que estão sendo monitorados receberão cartas educativas/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Guararema Mirante

A prefeitura de Mogi das Cruzes está iniciando mais uma etapa do trabalho de informação aos mogianos sobre as vias que receberão novos pontos de fiscalização eletrônica e de conscientização dos motoristas sobre o perigo do excesso de velocidade.

Até o dia 1º de agosto, os motoristas que passarem acima da velocidade permitida nos locais que estão sendo monitorados por equipamentos estáticos, popularmente conhecido como radares móveis, receberão cartas educativas. (veja no www.pmmc.com.br a lista dos pontos). É importante lembrar que os pontos de fiscalização eletrônica com radares móveis já existentes continuam operando normalmente e emitindo autuações.

“É determinação do prefeito que esse processo seja feito de forma mais transparente”, diz secretário

“Pela primeira vez, estamos realizando esta campanha educativa em locais que receberão fiscalização eletrônica. É uma determinação do prefeito Marcus Melo que o procedimento seja feito da forma mais transparente e os locais ainda receberão reforço na sinalização com faixas”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
Ao todo, 35 novos pontos de 16 ruas e avenidas da cidade estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Transportes desde o mês de maio.

Os locais foram definidos após análise técnica da Secretaria Municipal de Transportes sobre os riscos de acidentes existente nas vias e o comportamento dos motoristas. As autuações nestes pontos começam a ser emitidas em 1º de agosto.

O secretário de Transportes lembra que a maior parte dos acidentes graves acontece devido ao excesso de velocidade. De acordo com estudos internacionais, o risco de morte de um pedestre atingido por um veículo que transita a 30 km/h é de 5%. O índice sobre para 45% caso a velocidade do veículo seja de 50 km/h, para 80% na velocidade de 60 km/h e chega a 100% quando o veículo transitando a 80 km/h atinge um pedestre.