Governo garante que o piscinão (obra que nunca fica pronta) já evita alagamentos em Poá
O prefeito Gian sabendo da importância do reservatório de água determinou o início da operação do piscinão mesmo o local estando em obras/Foto: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá
Prefeitura de Mogi das Cruzes

O piscinão da Vila Romana foi o grande responsável por evitar nos últimos dias que a região central e outros bairros de Poá voltassem a registrar enchentes durante o período chuvoso.

O prefeito Gian Lopes (PR) sabendo da importância do reservatório de água determinou o início da operação do piscinão mesmo o local estando em obras.

“Os trabalhos no local estão em fase de conclusão e em ritmo acelerado com a concretagem total do fundo e das laterais. No entanto, mesmo em obras, determinei o início do funcionamento de todas as bombas do reservatório de água, que contam com a configuração do sistema automático do controle de nível do piscinão e do Córrego Itaim através de sensores. Na prática, o piscinão já está em operação para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso”, explicou o prefeito Gian Lopes.

De acordo com o chefe do Poder Executivo de Poá, o piscinão tem 14 metros de profundidade e capacidade de armazenar até 210 milhões de litros de água. Também sete bombas para a drenagem, sendo que seis delas são de alta capacidade, com vazão de 500 litros por segundo, e uma de menor potência para auxílio na retirada da água acumulada abaixo de meio metro de profundidade.

Neste período chuvoso, em dois dias houve a necessidade da operação do piscinão. Na madrugada do dia 1 de dezembro, o local recebeu cerca de 60 milhões de litros de água e na noite de 1 de janeiro mais de 180 milhões de litros de água.

“O piscinão conseguiu receber toda essa água evitando assim enchentes na região central e nos bairros do entorno. Então é importante informar toda a população e os comerciantes que estamos trabalhando muito para concluir as obras, porém, principalmente evitar o registro de novos problemas na cidade neste período chuvoso. Também quero pedir que os poaenses colaborem deixando de jogar lixo e garrafas pet nos córregos. A participação das pessoas neste sentindo é importantíssima”, comentou o prefeito.

O combate às enchentes em Poá tem sido uma grande preocupação do prefeito Gian Lopes. “Estamos trabalhando muito para que a população de Poá não sofra mais. E a entrega do piscinão é crucial. No entanto, também fizemos um grande trabalho na cidade com as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e felizmente não registramos nenhum problema grave no município nos últimos dois anos”, concluiu o prefeito.