Prefeitura de Guararema 360º

O programa “Saúde na Escola”, da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está realizando a pesagem das crianças de 18 creches municipais. Por determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a ação tem por objetivo combater o sobrepeso e acompanhar a saúde nutricional dos alunos.

Duas nutricionistas da rede estão realizando a pesagem desde o começo deste mês. A iniciativa não foca apenas o sobrepeso, mas também alunos que estão abaixo do seu peso ideal, resultando em uma avaliação de saúde nutricional atualizada.

Quando identificado algum problema nesta triagem, os pais do aluno são informados e recebem orientações nutricionais. Além disso, a criança é encaminhada para um nutricionista da rede municipal de Saúde, em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), que faz o acompanhamento do quadro, passando dietas e o que mais for necessário.

De acordo com o titular da pasta, Marco Aurélio Feitosa, a identificação de problemas nutricionais é muito mais do que a comparação entre peso e obesidade. “Para isso, deve-se avaliar peso e altura comparada à Curva de Crescimento. Vale lembrar esta Curva de Crescimento de Desenvolvimento é diferente para meninos e meninas”, explicou Feitosa.

O prefeito Zé Biruta afirma que o programa “Saúde na Escola” é fundamental para evitar problemas futuros nas crianças ferrazenses. “A obesidade é um problema de saúde pública no mundo e que traz muitos agravantes. O sobrepeso, a hipertensão, diabetes, por exemplo, aumentam consideravelmente o risco de a pessoa ter um problema cardíaco no futuro, cada vez mais precoces no Brasil”, destaca o prefeito.