Governo Ashiuchi espera 15 mil pessoas neste sábado no evento ‘Suzano Pela Paz’
O evento será um clamor pela paz, exatamente um mês após a tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil/Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
Prefeitura de Guararema

O Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) recebe neste sábado, 13, o evento “Suzano Pela Paz”, que deve reunir 15 mil pessoas durante todo o dia.

A ação ocorrerá das 10 às 17 horas e contará com apresentações de Família Lima, Ana Vilela, Padre Antônio Maria e Paulo César Baruk, que aderiram à iniciativa, promovida em parceria com empresas privadas.

Será um clamor pela paz, exatamente um mês após a tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil.

A proposta de união entre as famílias e a população foi abraçada por pais, alunos da unidade. O estudante José Vitor Ramos Lemos, um dos sobreviventes ao ataque, expressou gratidão pelo acolhimento.

“Queria agradecer todos os amigos, familiares e ao Brasil todo que me apoiou. Vou participar do ato, será bom para todos”.

A mãe do jovem, a aposentada Sandra Regina Ramos reiterou que a família tem recebido apoio, afeto e oração.

“Já se passou um mês desse fato, que ninguém nunca vai esquecer. É importante nos mantermos unidos enquanto pais, alunos e população. É bola para frente. Temos que olhar adiante agora. Não adianta ficarmos olhando para trás, porque o que passou, passou”, disse.

A dona de casa Karina Souza Diniz, mãe de uma das alunas da escola, também vai comparecer ao ato. Para ela, o momento será uma comunhão com Deus, independentemente de religião.

“Quero passar uma mensagem de paz para todos os alunos e demais pais, que sejam mais presentes na vida de seus filhos, trazendo harmonia para o lar”, aconselhou.

“Esse dia de conscientização pela paz não é somente pelo ocorrido na escola, mas por tudo que hoje vivemos no nosso cotidiano. O mundo grita pela paz”, concluiu.

Rhyllary Barbosa dos Santos, aluna que enfrentou um dos atiradores na escola, também estará presente na ação. “Conto com a presença de todos para lutar pela paz e expandir esse movimento”.

Já a estudante Letícia de Mello, apresentará canções gospel no palco, introduzindo a participação do cantor Paulo César Baruk.

Os portões do encontro serão abertos a partir das 9 horas. Após a execução do Hino Nacional e do Hino a Suzano, a primeira apresentação musical será da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, às 11 horas.

Padre Antônio Maria, Paulo César Baruk, Família Lima, Ana Vilela e Orquestra de Câmara de Suzano também subirão ao palco.

Além das apresentações, haverá Espaço Kids, com brinquedos infláveis e pinturas faciais; Espaço Pais & Filhos, com atividades recreativas, dinâmicas e jogos dentro da Arena Suzano; Feira Gastronômica; tendas de descanso; exposições; feira de artesanato; manobras no Suzano Skate Park; praça de serviços, com atuação das secretariais municipais e do Procon; e feira de adoção de cães e gatos.

O Jardim da Paz é outra atração. Projetado pela equipe do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, será um espaço de contemplação da natureza e da vida, promovendo reflexão sobre amor e esperança. O ambiente recebe oito espécies de árvores e um caminho florido.

Transporte gratuito 

Durante o “Suzano Pela Paz”, haverá transporte gratuito de ônibus para o público, com saídas dos bairros às 8 e às 13 horas, com destino ao Parque Max Feffer. Já o retorno será ao meio-dia e às 17 horas.

Os bairros com pontos de partida são Cidade Miguel Badra, Jardim São José, Jardim Natal, Jardim Varan, Jardim Colorado, Vila Barros e Jardim Brasil. Para conferir os locais e os roteiros, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

Apoio 

O evento tem patrocínio da Suzano AS e apoio da Associação Comercial e Empresarial (ACE), MRV Engenharia, NGN Engenharia e Construções, Ball, EDP São Paulo, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e governo do Estado de São Paulo.

Programação 

  • 10h – Hino Nacional e Hino a Suzano
  • 11h – Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo
  • 12h – Solenidade no Jardim da Paz
  • 13h – Padre Antônio Maria
  • 14h – Paulo César Baruk
  • 15h – Família Lima
  • 16h – Ana Vilela
  • 17h – Quarteto da Orquestra de Câmara de Suzano