GCM e Defesa Civil de Suzano têm aulas sobre Atendimento Pré-Hospitalar

0
110

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, está oferecendo de graça neste mês para a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil da cidade um curso sobre Atendimento Pré-Hospitalar. Ministrada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a capacitação instrui os participantes sobre condutas que devem ser adotadas em caso de acolhimento pré-hospitalar, visando uma maior sobrevida de pacientes graves até a chegada à unidade médica mais próxima.

         Com duas turmas de aproximadamente 25 alunos, o curso teve início em 4 de setembro (segunda-feira) e se estenderá até 27 de setembro (quarta-feira). As aulas são abrigadas na sede da própria Secretaria de Segurança Cidadã (rua Alfredo Batista Pizzolato, 599 – Jardim Paulista).

         Com oito dias de duração, a oficina têm o objetivo de ensinar técnicas que minimizam os danos recorrentes a um acidente, contribuindo, assim, com o atendimento clínico de urgência e de emergência que será prestado posteriormente à vítima.

         Dentre os principais métodos compartilhados pelo Samu no decorrer do curso está o Simple Triage And Rapid Treatment (Start) – Triagem Simples e Tratamento Rápido. O procedimento prevê condutas específicas em ocorrência com múltiplas vítimas, sendo possível fazer a triagem de cada uma em até 60 segundos.

         O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Fátimo Rodrigues, lembra que a premissa da iniciativa é orientar os agentes municipais da GCM e da Defesa Civil quanto à preparação teórica e prática, intelectual, física, psicoemocional e material em caso de atendimento a acidentes:

         “Após contato com as equipes do Samu de Suzano, estamos (Secretaria de Segurança Cidadã) colocando em prática esse curso que, com certeza, acrescenta, e muito, no currículo de cada participante e impacta diretamente de forma qualitativa em sua atuação no dia a dia. Atualmente, contamos com duas turmas que, juntas, somam mais de 50 alunos e que, seguramente, vão ajudar ao próximo em casos de acidentes”, argumenta o membro do primeiro escalão do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

         Ao final da capacitação, além de receberem certificado expedido pelo Samu, os alunos saem aptos para agirem em situações onde há risco de vida, como parada respiratória, fraturas, hemorragias e queimaduras.

         Outras metodologias também são abordadas durante as aulas, como avaliação da cena do acidente, avaliação de vítimas, abordagem de vítimas, solicitação de suporte avançado, bem como remoção de vítimas do local da ocorrência.

Siga: Oi Suzano

COMPARTILHAR

DEIXE SEU COMENTÁRIO