Formação para 1,2 mil professores da rede municipal termina hoje. Aulas para 46 mil alunos serão retomadas amanhã
O prefeito Marcus Melo recepcionou os professores no auditório do Cemforpe/Foto: Guilherme Berti/PMMC

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciou na segunda-feira, 4, uma formação para 1,2 mil professores da rede municipal de ensino.

O prefeito Marcus Melo recepcionou os professores no auditório do Cemforpe nos períodos da tarde e da manhã. Neste primeiro dia, a secretária de Educação, Juliana Guedes apresentou o trabalho desenvolvido pela Pasta, responsável pelo atendimento de mais de 46 mil alunos em 205 unidades escolares na cidade.

A formação terá programação até essa quarta-feira, 6, sendo que os alunos voltarão às aulas amanhã, 7.

“Estamos nos preparando para retomar as atividades nas escolas e o nosso sentimento é de gratidão pelo compromisso pela dedicação de todos na educação de nossas crianças. Conquistamos no ano passado o melhor IDEB da cidade e nosso compromisso é continuar avançando, trabalhando com vocês para que nossa educação melhore a cada dia. Somente a educação vai permitir que, a médio prazo, possamos alcançar o futuro que queremos”, disse o chefe do executivo.

Além dos projetos da Secretaria de Educação, os professores conheceram nessa segunda-feira, 4, a programação da Jornada de Matemática para 2019 e projetos de tecnologia, como Astronomia, Robótica e o programa Simulados.

Os professores receberam uma bolsa com uma edição de bolso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a edição 74 da revista Educando em Mogi, com os artigos dos projetos vencedores do Prêmio Mogi: Educador por Excelência 2018. O evento está sendo transmitido pela internet.

“Vamos construir junto com os professores uma educação de cada vez mais qualidade em nossa cidade. Temos neste ano o desafio de avançar em nossa nota no IDEB e consolidar projetos, como a parceria com a Fundação Lemann, por meio do projeto Formar”, disse a titular da Pasta, Juliana Guedes, que esteve acompanhada pela secretária-adjunta Catia Moyano.

A programação de formação continuará no dia 6 de março com formações para os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e os profissionais das cozinhas das unidades da rede.

Nessa terça-feira, os professores conheceram as políticas de Avaliação, Formação, Acompanhamento Pedagógico e Observação de Sala de Aula. Os assuntos serão apresentados por técnicos da Secretaria de Educação.

A programação de quarta-feira terá uma mesa redonda sobre a Proposta Curricular Municipal e a palestra “A arte de motivar e influir pessoas”, com a coaching Karina Rodrigues. No início das aulas serão entregues os kits de material escolar e uniformes.

A Secretaria de Educação investiu mais de R$ 3,2 milhões e a entrega será feita no início das aulas. A novidade para este ano é informatização de 100% das escolas e creches da rede municipal de ensino.

Em 2018, foram adquiridos 5.106 tablets e chromebooks, que serão usados em diferentes espaços das unidades escolares trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula.