Ferraz: vereador Renatinho destaca a aprovação do Parlamento Estudantil
O parlamento Estudantil prevê que os estudantes façam uma simulação de atividades legislativas/ Foto: Soraia Alves
Prefeitura de Guararema Mirante

Na última segunda-feira, 25, foi aprovado em sessão extraordinária o projeto que institui o Parlamento Estudantil em Ferraz de Vasconcelos. Sob autoria dos vereadores Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (PPS) e Flavio Batista de Souza, o Inha (PTB) o projeto passou com unanimidade de votos.

O parlamento Estudantil prevê que os estudantes façam uma simulação de atividades legislativas, tendo como requisito para as inscrições a apresentação de um projeto de lei, que ao final da experiência será discutido e votado com os jovens participantes, ocorrendo anualmente no mês de agosto de cada ano, em dias determinados pela Câmara.

Os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do município poderão se inscrever e concorrer a uma das 34 vagas disponíveis, sendo 17 para vereadores juvenis, destinadas aos jovens do 7º ao 9º ano e 17 para Vereadores Jovens, para os alunos matriculados entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio. Cada escola poderá concorrer com apenas um candidato por categoria, apresentando respectivamente um projeto por autor.

A legislatura dos estudantes terá a duração de três dias, onde eles conhecerão o desenvolvimento dos trabalhos legislativos, passarão por uma solenidade de posse, votarão para a escolha dos componentes da mesa diretiva, bem como discutirão e votarão os projetos criados por eles.

Segundo Renatinho é de extrema importância que os jovens saibam qual o papel do vereador, sobretudo, que estejam presentes na política da cidade. “Estou muito feliz em saber que hoje nós temos a possibilidade de trazer a juventude para a câmara, de ouvi-los, colocar seus projetos em prática e mostrar que a política é sim um espaço para o jovem” relatou o parlamentar.

O projeto já passou pela sanção do presidente da câmara e entra em vigor a partir de hoje, podendo já ter sua primeira edição em agosto.