Ferraz aborda 15 pessoas em ação de acolhimento de pessoas em situação de rua
Durante a iniciativa, 15 pessoas foram localizadas em situação de rua, entre elas, quatro mencionaram o desejo de ser atendido /Foto: Aurélio Alves / DeCom Ferraz

A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos realizou na última quarta-feira, 13, uma ação de abordagem social em vários pontos da cidade, com o objetivo de monitorar território, por meio da aproximação, escuta, apoio, orientação e oferta de acolhimento para pessoas em situação de rua. A ação foi uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e com a Casa de Acolhimento “Oiaeu”.

A equipe percorreu o trajeto que saiu da rua Getúlio Vargas e passou pela avenida Brasil, Praça dos Trabalhadores, Estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos” e “Antônio Gianetti Neto”, avenida Governador Jânio Quadros (nas proximidades da Delegacia de Polícia), finalizando na rua Princesa Isabel, no entorno do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, na Vila Correia.

Durante a iniciativa, 15 pessoas foram localizadas em situação de rua, entre elas, quatro mencionaram o desejo de ser atendido, mas não naquele instante, se propondo, então, a procurar o serviço em outro momento. Dois aceitaram  ajuda e foram acolhidos, dando início ao processo de intervenção técnica, considerando a particularidade, à vontade e o nível de autonomia de cada um.

O secretário da Assistência de Ferraz, Rodrigo de Freitas Siqueira, explicou sobre os procedimentos da ação e quais foram os objetivos. ”Queremos promover ações de sensibilização, esclarecer direitos e atender necessidades de inclusão social, convidando as pessoas que se encontram em situação de rua para o Serviço de Acolhimento, afim de que possam ser atendidas as prerrogativas imediatas, como higiene e alimentação, para posteriormente intervir com atendimento social. Essa iniciativa foi ainda mais necessária por conta do tempo frio que já atinge nossa cidade, e por uma determinação do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), ainda neste mês faremos outra ação neste sentido”, disse Siqueira.