Prefeitura de Mogi das Cruzes

Uma maratona para desenvolvimento de ferramentas digitais contra a corrupção deverá acontecer em Mogi das Cruzes entre o final do mês de maio e o início do mês de junho. A realização do evento está sendo articulada pelo vereador mogiano Caio Cunha (PV), que se reuniu com o vereador da cidade de São Paulo, José Police Neto (PSD), para discutir as tratativas sobre o 1º Hackathon Anticorrupção de Mogi das Cruzes, uma vez que o parlamentar paulistano já realizou projeto semelhante.

 

O evento deverá reunir programadores e outros interessados em tecnologia, que se dividirão em equipes para, durante mais de 20 horas ininterruptas, criar ferramentas, aplicativos e plataformas digitais que usem dados abertos, com o objetivo de trazer mais transparência ao uso do dinheiro público e, dessa forma, combater a corrupção. Caio apresentará um requerimento solicitando que a maratona seja realizada no Plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

 

Segundo Caio Cunha, a parceria com o vereador da cidade de São Paulo, José Police Neto (PSD), está sendo articulada pois o parlamentar paulistano é referência nesse assunto. “Esse tipo de maratona, conhecida como hackathon, é popular na área da tecnologia. Diversas ferramentas digitais surgem de eventos como esse. Acredito que é possível aplicar essa experiência para incentivar a transparência no poder público. No ano passado, o vereador Police Neto realizou um hackathon anticorrupção na Câmara de São Paulo. Importantes ferramentas foram criadas. O vereador da capital é uma parceria fundamental para realizar uma maratona semelhante na nossa cidade”, defende Caio. O parlamentar mogiano também deverá apresentar um projeto de lei criando a Política Municipal de Combate à Corrupção, inspirado na propositura apresentada por Police Neto na capital paulista.

 

No evento realizado em 2017 e coordenado por Police Neto, os finalistas foram as ferramentas Specula, que encontra incongruências em prestações de contas públicas, prevenindo superfaturamentos; Luppa, que compara compras do poder público com o valor de mercado; Quebrando Barreiras, que desenvolve análises de fácil compreensão das contas públicas; Sheeps Innovation, voltada a identificar comportamentos de políticos propensos à corrupção e a Águia SP, cujo objetivo é descobrir e catalogar os preços pagos pela Prefeitura em produtos e serviços.

 

Hackathon

O hackathon consiste em uma maratona para acelerar o desenvolvimento de ferramentas digitais por equipes multidisciplinares ligadas à tecnologia. De modo geral, os participantes passam um fim de semana ininterrupto desenvolvendo os produtos. É um tipo de evento bastante popular na área do desenvolvimento tecnológico.