Prefeitura de Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o repasse da vacinação domiciliar contra febre amarela na divisa de Mogi das Cruzes com Santa Isabel e na área de abrangência das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Chácara Guanabara e Taboão. A região foi assistida no final do ano passado, mas uma nova ação reforça a importância da imunização diante da confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Santa Isabel.

O trabalho de vacinação preventiva está sendo realizado também nas proximidades do Conjunto Toyama e bairro do Cocuera onde, na noite de quarta-feira, 21, foi encontrado um sagui morto. O material para análise está sendo encaminhado para o Institito Adolfo Lutz, em São Paulo. Neste ano, outros três macacos foram encontrados mortos em Mogi, mas os resultados dos exames foram negativos para febre amarela.

Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde e garantir a proteção. Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma nova estratégia, com o rodízio de unidades, para evitar desperdício de doses em função da baixa procura. Depois de aberto, um frasco de vacina deve imunizar 50 pessoas em até 6 horas, caso contrário, precisa ser inutilizado.

Dez postos de saúde oferecem a vacina contra a febre amarela de segunda a sexta-feira: Braz Cubas, Jardim Camila, Jardim Universo, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila da Prata, Vila Moraes e Vila Suíssa. Outras sete unidades fazem atendimento as terças e quintas-feiras: Biritiba Ussú, Botujuru, Jardim Ivete, Jardim Maricá, Taiaçupeba, Vila Nova Aparecida e Jardim Aeroporto II. As segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação está disponível em cinco unidades: Alto Ipiranga, Mineração, Santo Ângelo, Vila Jundiaí e Nova Jundipeba.

Outras 13 unidades tem atendimento uma vez por semana: Chácara Guanabara, Jardim Margarida e Jardim Piatã (terças-feiras); Sabaúna, Taboão-Lambari, Nove de Julho, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto III, Novo Horizonte (quartas-feiras), e Quatinga, Cocuera, Conjunto Toyama e Jardim Layr (quintas-feiras).

A distribuição de senhas começa às 8 e prossegue até 16 horas. A vacinação em período noturno também está mantida: UBS Jundiapeba (segunda), UBS Jardim Universo (terça), UBS Santa Tereza (quarta), UBS Vila Suíssa (quinta) e UBS Jardim Camila (sexta-feira). A distribuição das 200 senhas noturnas começa às 18 horas. Até o momento, Mogi das Cruzes imunizou 278.076 pessoas contra a febre amarela. Mais informações no www.pmmc.com.br.