Exemplo para outras cidades: Guararema supera a meta IDEB projetada para 2021
De acordo com informações da assessoria de imprensa do governo Adriano Leite, o resultado coloca Guararema com o 3º melhor IDEB da Região/ Foto: Glaucia Paulino/ Oi Diário
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Guararema alcançou a nota 6,6 no IDEB 2017, ultrapassando a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2021, que é de 6,5. O município superou ainda em 0,6 pontos a meta estabelecida para o ano de 2017, além de ficar acima das metas do Estado de São Paulo e do Brasil.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do governo do prefeito Adriano Leite (PR), o resultado coloca Guararema com o 3º melhor IDEB da Região do Alto Tietê, ficando apenas 0,2 pontos abaixo dos primeiros colocados e 0,9 pontos acima do último colocado, além de ficar 0,2 pontos acima do município vizinho de Jacareí.

A Secretaria Municipal de Educação considera que o IDEB de Guararema manteve-se estável quando comparado a 2015 e aborda os avanços evidentes nos resultados das escolas municipais Presidente Getúlio Vargas, localizada no Centro da cidade e Professor Doutor Domingos Lerario, situada no Bairro Parque Agrinco, que ficaram 0,6 e 0,9 pontos acima, respectivamente, com relação à meta projetada.

A Secretaria já planeja ações de melhoria para que os alunos avancem ainda mais, como a continuidade do trabalho focado na formação continuada dos profissionais da Educação, intenso estudo da BNCC, a adaptação dos materiais didático-pedagógicos, além de um trabalho pedagógico efetivo voltado para o estudo das habilidades/descritores exigidos no Saeb, bem como acompanhamento pedagógico exaustivo de todas as ações desenvolvidas no âmbito das unidades escolares.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado e também a anos posteriores.

Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul será no dia 19

O evento acontece neste dia 19, das 8 às 17 horas, no Fundo Social de Solidariedade de Guararema. O Encontro tem como objetivo oferecer oficinas pedagógicas, recuperação florestal, conservação de recursos hídricos, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo link e podem participar professores e educadores em geral.