Exemplo PARA A região: OAB de Mogi sai na frente no combate a praga do bullying nas escolas
Dirceu Valle, presidente da OAB de Mogi, fala do lançamento de uma grande campanha de combate ao bullying (assédio moral) nas escolas públicas e particulares da cidade/ Foto: Divulgação
Prefeitura de Mogi das Cruzes

Em conversa com a reportagem do Jornal Oi, na tarde dessa quarta-feira, 10, o advogado e presidente da subseção da Ordem dos Advogados de Mogi (OAB), Dirceu Valle, falou do lançamento de uma grande campanha de combate ao bullying (assédio moral) nas escolas públicas e particulares da cidade.

Na semana passada, em entrevista ao “Café na Redação”, o advogado e presidente da Comissão Antibullying da OAB mogiana, Juliano Duarte, adiantou a informação de que uma campanha inédita seria iniciada em Mogi e que este trabalho contaria com a participação de comissões da OAB e da Diretoria Regional de Ensino de Mogi, além de entidades e representantes das escolas particulares.

Nessa quarta, o presidente da OAB revelou que ao iniciar a campanha de conscientização e prevenção ao bullying, o número de pessoas que procuraram os organizadores da campanha para denunciar atos de assédio moral nas escolas foi ao mesmo tempo surpreendente e ao mesmo tempo preocupante.

“Sabemos que o problema (do assédio moral) é recorrente, mas o volume de casos que chegou até a gente, revelou que os ataques contra a honra e a dignidade dos jovens tem se intensificado. Com o trabalho de conscientização que estamos iniciando em parceria com a Diretoria de Ensino, temos o objetivo de reduzir essas ocorrências e ajudar na prevenção”, argumentou o presidente da OAB em Mogi que também fez um rápido balanço dos 100 dias de seu mandato à frente da maior subseção da Ordem do Alto Tietê.

“Foram 100 dias de muito trabalho em defesa dos direitos e prerrogativas dos colegas advogados e da sociedade”, resumiu o advogado especializado na área criminalista. Leia os principais trechos da entrevista:

Jornal Oi – Obrigado pela entrevista. Como foi o início dessa campanha de conscientização contra o bullying e quais são as metas e objetivos da OAB com esse trabalho?

Presidente da OAB em Mogi, Dirceu Valle – Estamos iniciando um trabalho em parceria com a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e representantes das escolas particulares com a finalidade de intensificar e acelerar o processo de conscientização de todos que fazem parte da comunidade sobre como e praticado e os efeitos do assédio moral.
O objetivo principal é o de reduzir a quantidade de ocorrências e promover a prevenção. Temos uma Comissão “OAB Vai à Escola” muito atuante que iniciou um trabalho em parceria com a Diretoria de Ensino.

A Comissão Antibullying coordenada pelo doutor Juliano está reforçando essa ação que atingirá milhares de educadores, alunos e pais.
Na verdade, a Diretoria de Ensino, os diretores, professores e alunos serão os protagonistas; as comissões da OAB estão contribuindo para que o alcance e os efeitos desse trabalho de conscientização e prevenção sejam potencializados.

Jornal Oi – O senhor sente a comunidade escolar para participar efetivamente desse trabalho? E qual o balanço que faz dos 100 dias da sua gestão na OAB mogiana?

Dirceu Valle – Estamos bastante otimistas com o envolvimento da Diretoria de Ensino neste projeto e acredito que os resultados serão positivos.
Nós precisamos ter como referência o ataque contra a escola de Suzano para desenvolvermos ações mais eficazes contra o assédio moral nas escolas e a OAB está dando a sua contribuição nessa missão.

Os primeiros 100 dias foram de muito trabalho na OAB. Sinto os advogados e as OABs (subseções da região do Alto Tietê) bastante motivadas a desenvolver um trabalho diferenciado, seja em defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados e também em benefício da sociedade civil.