Apesar dos recentes sinais de início de retomada do crescimento, após as consequências da crise econômica que afetou os mais diversos setores do País nos últimos anos, as empresas precisam de planejamento estratégico para voltar a crescer. Neste processo, a informação torna-se ferramenta essencial, por isso, a Fundação Dom Cabral e a TV Diário – Afiliada Globo – trazem, no próximo dia 13 de março (terça-feira), às 19 horas, Paulo de Tarso Almeida Paiva, ex-ministro do Trabalho e do Planejamento e Orçamento do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) a Mogi das Cruzes.

 

Paiva comandará a palestra “Cenários Brasil – Economia e Política”, que irá propor aos empresários uma reflexão sobre o que esperar do País nos próximos meses, com destaque à importância da informação como base para o planejamento estratégico nos mais diversos segmentos de negócios. O evento será no Hotel Marbor, na Vila Hélio.

 

Segundo o associado regional da Fundação Dom Cabral no Alto Tietê e na Baixada Santista, Marco Paulo Penna Cabral, o principal objetivo do evento é apresentar aos participantes uma leitura do cenário atual, a partir da visão e vasta experiência econômica e política do ex-ministro. “Desta forma, esperamos colaborar para que os empresários locais possam ter uma boa conexão diante do momento econômico e político de indefinições que vivemos, porque há a necessidade de reflexão sobre os negócios contemporâneos, que mudam cada vez mais com muita agilidade”, destaca Cabral.

 

 Os negócios da atualidade, de acordo com o associado regional, são marcados pelo ambiente ‘VUCA’, sigla utilizada para descrever ou refletir sobre a volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) das condições e situações gerais. “Este é o terreno do mundo dos negócios hoje e queremos trazer aos empresários a informação necessária para o desenvolvimento do planejamento estratégico de suas empresas”, explica Cabral.

Sobre o palestrante

 

Mestre em Demografia pela University of Pennsylvania, 1974 (título reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais como Mestrado em Ciências Econômicas, concentração em Demografia), Paiva é professor Associado da Fundação Dom Cabral – FDC; professor adjunto nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia – tendo administrado aulas de Análises Históricas da População e Demografia Econômica, pela Universidade Federal de Minas Gerais, 1977-1990 -, e professor visitante nos cursos de pós-graduação em Políticas Públicas pela LBJ School of Public Affairs – University of Texas, 2005.

 

O palestrante atuou como presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em 2007; foi secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (2006); vice-presidente de Planejamento e Administração pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 1999-2004; ministro de Planejamento e Orçamento (1998-1999) e do Trabalho (1995-1998); e secretário de Planejamento e Coordenação Geral pelo Estado de Minas Gerais (1991-1994).

 

Paiva é, ainda, autor de várias pesquisas nas áreas de Mercado de Trabalho, Transição Demográfica, Determinantes da Fecundidade e Impactos das mudanças na estrutura demográfica sobre políticas públicas.