Estado atende pedido do Condemat e anuncia investimentos em Guararema
Acompanhado pelo secretário-adjunto José Luís Eroles Freire, Mondolfo foi recebido na Região pelo presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi; e pelos prefeitos Adriano Leite, de Guararema; Vanderlon Gomes, de Salesópolis; e Celso Simão, de Santa Branca/ Foto: Divulgação

Um total de R$ 16,8 milhões serão investidos pelo Governo do Estado na pavimentação da Estrada Mário Alves Pereira, que faz a ligação dos municípios de Guararema e Salesópolis.

Nesta sexta-feira, 27, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Mário Mondolfo, esteve na Região para liberar o início das obras, reivindicada pelo Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê como prioritária para a melhoria da mobilidade urbana e escoamento da produção agrícola regional.

A ligação intermunicipal Guararema/Salesópolis integra as prioridades regionais elencadas pelo atual Conselho de Prefeitos do Condemat para a melhoria do sistema viário no Alto Tietê.

Pleiteada pelas prefeituras há muito tempo, a pavimentação da estrada compreende uma extensão de 10,1 quilômetros e vai beneficiar os produtores rurais que atuam na região, além de oferecer uma nova alternativa viária para o deslocamento de veículos entre as cidades, proporcionando mais qualidade de vida para a população.

“Essa conquista para a região foi possível graças a um trabalho em equipe onde contamos com o respaldo do governador Márcio França, a força política dos deputados e o empenho dos prefeitos, que se viabilizaram para que pudéssemos formalizar os convênios. Sem dúvida é um ganho muito grande para a região”, disse o secretário Mondolfo.

Acompanhado pelo secretário-adjunto José Luís Eroles Freire, Mondolfo foi recebido na Região pelo presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi; e pelos prefeitos Adriano Leite, de Guararema; Vanderlon Gomes, de Salesópolis; e Celso Simão, de Santa Branca. O secretário estadual visitou as três cidades.

“A presença do secretário hoje confirma a atenção do Governo do Estado para a nossa Região, que há tempos esperava por uma obra que vai beneficiar o Alto Tietê e não apenas um município. A prioridade do Condemat tem sido justamente promover esse fortalecimento regional”, destacou o presidente Ashiuchi.

O prefeito Adriano Leite, que presidia o Condemat no ano passado, quando a obra foi reivindicada como prioritária, reforçou o desenvolvimento que a pavimentação da vicinal irá proporcionar o Alto Tietê. “É uma obra intermunicipal que, além de proporcionar melhorias na mobilidade urbana, irá beneficiar centenas de famílias, fortalecendo os pequenos produtores com mais condições de trafegabilidade e segurança”.

Para o prefeito Vanderlon Gomes, de Salesópolis, a obra vai dar impulso ao crescimento da região e gerar novas oportunidades de negócios e empregos. “Iniciar uma obra como esta, em tempos de crise, é muito importante para desenvolver os municípios”.

O convênio para a pavimentação da estrada já foi assinado e a licitação para a execução dos serviços será realizada ao longo deste semestre. Além da estrada Guararema/Salesópolis, o secretário estadual Mário Mondolfo também liberou o início das obras de pavimentação da estrada vicinal que liga Guararema a Santa Branca. Serão 13,5 quilômetros asfaltados no trecho de Santa Branca e um investimento de R$ 15,4 milhões.